gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Desenvolvimento e utilização do software de Reabilitação no Condicionamento Cardiopulmonar (COCAP) E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

 

Trabalho realizado por:

Franco Daniel Vicensotto.

Contato: francofisio@bol.com.br / seanetuno@bol.com.br

Lucas Vicensotto Trofino.

* Trabalho de conclusão de curso de Fisioterapia - Faculdade Marechal Rondon – São Manuel – São Paulo - Brasil.

 

Resumo

A hipertensão arterial é a principal doença cardiovascular (DCV) nas nações industrializadas do mundo, sendo um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular encefálico (AVE) e insuficiência cardíaca (IC). A importância da prática de exercícios regulares programadas para pacientes hipertensos aperfeiçoa os níveis pressóricos bem como aumenta o consumo de oxigênio, podendo ser realizada em pacientes fármacos dependente. Objetivo. Elaborar e desenvolver um software que possa avaliar os parâmetros cardiovasculares e pulmonares de indivíduos submetidos a condicionamento cardiopulmonar realizado através de protocolo de reabilitação. Métodos. O software denominou – se (COCAP) Condicionamento Cardiopulmonar, utilizando a linguagem de programação LUA, e o aplicativo Auto Play Studio 6.0 trial version para compilação dos dados e acabamento visual. Resultados. O software apresenta uma página com dados pessoais e fisioterapeuticos dos clientes e das sessões de reabilitação, mecanismos de busca por clientes ou sessão, visualização sessão por sessão da terapia e página de avaliação postural. Conclusão. Novas tecnologias devem ser empregadas no uso do dia a dia do profissional de reabilitação a fim de otimizar seu tempo e trabalho, não perdendo a visão humanística do cliente.

Palavras chave: Reabilitação – Condicionamento - Software


Abstract

Hypertension is a major cardiovascular disease (CVD) in the industrialized nations of the world, one of the major risk factors for coronary artery disease (CAD), cerebrovascular accident (CVA) and congestive heart failure (HF). The importance of regular exercise scheduled for hypertensive patients improves the blood pressure and increases oxygen consumption and can be performed in patients dependent on drugs. Objective. Prepare and develop a software that can evaluate the hemodynamic and pulmonary individuals undergoing cardiopulmonary fitness achieved through rehabilitation protocol. Methods. The software called - if (CAPCO) Cardiopulmonary conditioning, using the programming language LUA, and the application Auto Play Studio 6.0 trial version to compile the data and visual finish. Results. The software displays a page with personal data of customers and physiotherapeutic and rehabilitation sessions, the search engines by customers or meeting, viewing session after session of therapy and postural assessment page. Conclusion. New technologies should be employed in the use of day to day professional rehabilitation in order to optimize their schedule, not missing a humanistic view of the customer.


Keywords
: Rehabilitation – Conditioner - Software


Introdução

A hipertensão arterial é a principal doença cardiovascular nas nações industrializadas do mundo, sendo um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronariana, acidente vascular encefálico e insuficiência cardíaca. Assim, o diagnóstico e o controle da hipertensão têm sido, na última década, o grande objetivo dos programas de saúde pública (CORDEIRO,1993).
A importância da prática de exercícios regulares programadas para pacientes hipertensos aperfeiçoa os níveis pressóricos bem como aumenta o consumo de oxigênio, podendo ser realizada em pacientes fármacos dependente (FORJAZ, C.L.M. et al. 2006).
Segundo observaram Rolim & Brum (2005), em estudos epidemiológicos que demonstravam relação inversa entre condição física, grau de atividade física e desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, o exercício físico regular é considerado um importante coadjuvante na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, atuando como, por exemplo, em exercícios em ritmo estável durante a atividade muscular rítmica, a vaso dilatação nos músculos ativos reduz a resistência periférica total, aumentando o fluxo sanguíneo pelos grandes segmentos da árvore vascular periférica, fazendo com que o débito cardíaco fique mais efetivo.
A obesidade é geralmente considerada um fator contribuinte para uma série de problemas, onde estão inclusos a diabetes melito tipo II (não insulinodependente) e alguns tipos de câncer, onde a interação de fatores genéticos e ambientais, aliados a estilo de vida sedentário, tem implicação do ponto de vista patogênico na obesidade. A obesidade central é um importante componente de alterações metabólica, hormonais e moleculares (GAGLIARDI, A. R. T. 2004).
Atualmente o índice de sobrepeso está aumentando, devido à má alimentação, a industrialização alimentícia e a falta de atividade física. Nos últimos 30 anos a prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando consideravelmente entre adultos e crianças, entre 1976 e 1980 e entre 2003 a 2004, a prevalência de obesidade em adultos com idades de 20 a 74 anos teve um aumento de 15% para 32,9% (LEAVITT, 2007).
Tendo como principais componentes às alterações do metabolismo, disfunções no metabolismo da glicose, obesidade, alterações no metabolismo lipídico e hipertensão arterial, a síndrome metabólica é um conjunto de fatores que pode aumentar o risco de morbidade e mortalidade cardiovascular em portadores, sendo definida como uma combinação de fatores como a resistência insulínica, a hiperinsulinemia, o aumento dos níveis plasmáticos de triglicérides e a diminuição dos níveis de HDL - colesterol (LOPES, 2003; VILAS BOAS et al., 2006).
Mudanças no estilo de vida, ingestão de anti-oxidantes (frutas e vegetais) redução de peso e realização de exercícios físicos regulares são usados como abordagem terapêutica na investigação dos aspectos fisiopatológicos da síndrome metabólica. (LOPES, 2003).
Os triglicérides ou trigliceróis são lipídeos simples, ou “gorduras neutras” que constituem a principal forma de armazenamento de gordura nas células adiposas, onde um triglicerídeo combinado com outras substâncias químicas, representa 10% da gordura corporal total formando os lipídeos compostos (fosfolipídios). As lipoproteínas de alta densidade (HDL) produzidas no fígado e intestino delgado contém o mais alto percentual de proteínas (cerca de 50%) e a menor quantidade de lipídeos total (cerca de 20%) e de colesterol (cerca de 20%) das lipoproteínas. Após ocorrer a degradação no fígado, uma lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) produz uma lipoproteína de baixa densidade (LDL), onde a partir das gorduras, dos carboidratos, do álcool e do colesterol, que são formados no fígado, contêm o mais alto percentual de lipídios (95%) dos quais 60% são triglicerídeos, sendo transportados através das VLDL para o músculo e tecido adiposo, que, através da lipoproteína lípase é transformada em uma molécula de LDL mais densa. (MCARDLE. 2001; VILAS BOAS, A.G. et al. 2006).
A atividade física regular reduz os riscos de infarto do miocárdio, câncer de collon, diabetes, hipertensão arterial e também o risco de acidente vascular encefálico, ajudando também no controle de peso, contribuindo para ossos mais fortes, melhor condicionamento muscular, melhora da função articular, redução no risco de quedas, eliminando a dor na artrite, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, melhora das limitações funcionais. Gera benefícios terapêuticos para pessoas com doenças cardíacas, colesterol alto, osteoporose, artrite, doenças pulmonares e outras doenças crônicas (FOY, et al, 2006; LEVITT, 2007).
Segundo Guimarães & Ciolac (2004), para se obter uma potencialização dos exercícios, bem como, segurança, e prática regular, é necessário à prescrição individualizada e planejada, para que através do condicionamento cardiovascular o paciente adquira força muscular, resistência física ao exercício, com melhora da flexibilidade articular. Deve-se sempre levar em consideração a história clinica do paciente, necessidades, metas, capacidades iniciais bem como a associação de patologias.
Responsáveis pelo impacto expressivo na mortalidade da população brasileira, as doenças do aparelho cardio-circulatório corresponderam a 32% dos óbitos em 2002, equivalentes a 267.496 mortes, seguidas pelas doenças renais crônicas que também geram um ônus importante na saúde da população, estimando-se que 1.628.025 indivíduos sejam portadores de doença renal crônica, caracterizando assim o enfoque preventivo em relação a presença de fatores de risco e complicações futuras, gerando assim benefícios. Assim uma avaliação bem elaborada por meio da coleta de dados, e exames complementares pode-se otimizar o uso de intervenções terapêuticas adequadas. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Assim sendo, embasados na literatura científica verificou-se a necessidade da criação de recursos que auxiliem na avaliação e no acompanhamento de pacientes com doenças cardio-pulmonares em reabilitação, que facilitem a observação dos dados clínicos, mostrando a evolução do paciente e sendo de fácil acesso e utilização rápida.
Para tal, foi proposto o desenvolvimento de um software, denominado de Condicionamento Cardiopulmonar (COCAP), que terá a função de registrar os parâmetros cardiovasculares e pulmonares dos pacientes durante todo o período de reabilitação, oferecendo visualização e processamento quase instantâneo dos dados, facilitando a observação e dinamizando o processo de avaliação diária.


Métodos

Desenvolvimento de tecnologia
Casuística e local da pesquisa

Análise de prontuário de um paciente do gênero masculino, com diagnóstico de espondilite anquilosante e hipertensão arterial, que realiza acompanhamento na Clínica de Fisioterapia da Faculdade Marechal Rondon – Setor de Reabilitação Cardio-pulmonar, localizada na Av. Dante Delmanto, 2006, Botucatu-SP. Os dados de reabilitação desse paciente foram registrados no computador, para o teste de utilização do software.
O desenvolvimento do software foi baseado nas necessidades existentes durante as avaliações, principalmente as de acompanhamento sessão a sessão dos pacientes, embasando-se no protocolo seguido pelo Setor de Reabilitação Cardiopulmonar.
O protocolo de reabilitação consta de:
Fase de aquecimento. Caminhada lenta em corredor com associação de exercícios de membros superiores (flexão e abdução de ombros), alternados por cinco minutos e associado a exercícios respiratórios.
Alongamentos ativos, duas séries sustentados por 30 segundos, dos de toda cadeia anterior, posterior,  de mmss, tronco e mmii, totalizando 10 minutos.
Fase de condicionamento. Aeróbio em esteira ergométrica ou bicicleta, por 25 minutos, com intensidade moderada, exercícios de resistência, conforme a necessidade do paciente  por 10 minutos.
Fase de Desaquecimento:  Recuperação: caminhada em corredor associada a exercícios respiratórios por cinco minutos. Relaxamento: técnicas de pompagem e exercícios de inspirações profundas associadas à freno labial por cinco minutos.
Realizada a aferição da pressão arterial com esfignomanômetro marca EMBRAMAC (GERMANY), devidamente calibrado e estetoscópio Heidji.
A freqüência cardíaca é obtida pela verificação do pulso radial, durante um minuto.
Oximetria de Pulso ( Saturação Parcial de Oxigênio - SpO2) obtido por meio de um oxímentro de pulso marca (NONIN, Onyx) em toda a fase do condicionamento cardiopulmonar.
Duplo produto (DP) obtido pela multiplicação da pressão arterial sistólica (PAS) e da freqüência cardíaca (DP = PAS X FC), sendo este um ótimo indicador de consumo de oxigênio pelo miocárdio.
Ainda são verificadas as auscultas cardíacas e pulmonares do paciente antes e após todas as terapias.
Pressão arterial média (PAM). Pressão exercida sobre os vasos durante o cíclo cardíaco, representada pela fórmua: PAM= PAD + [0,333 (PAS – PAD)].
Frequência cardíaca máxima (FCM). Obtida através da fórmula: FCM = 220 – idade.
Como a obtenção do VO2max direto necessita de um grande laboratório com a realização da ergoespirometria, e análise de gases entre outros elementos, optou-se por usar a fórmula que prediz o VO2max, sendo que o VO2max é obtido em ml/kg/min, representado pela seguinte equação:
VO2max = 132,853 – (0,0796 x PC) – (0,387 x idade) + (6,315 x sexo) – (3,2649 x T1) – (0.1565 x FC1-4). Onde, peso corporal (PC) dado em libra, à idade é fornecida em anos, sexo: 0 para feminino e 1 masculino, período de tempo para caminhada (T1), freqüência cardíaca em batimentos por minuto (FC1-4) determinada imediatamente ao final do condicionamento.

Desenvolvimento do software

Realizou-se para programação e compilação dos dados a linguagem de programação LUA, não havendo associação com as siglas em questão, que foi desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do estado do Rio de Janeiro (PUC – RJ), sendo esta utilizada em programas de inteligência artificial. Para a compilação dos dados e design gráficos, utilizou-se o programa, Autoplay Media Studio 6.0 trial version.

Resultados/Discussão

Por acreditar-se que um programa de computador, direcionado ao fisioterapeuta, possa facilitar o desenvolvimento de estratégias embasado na avaliação dinâmica do cliente com doença cardio-pulmonar, optou-se pelo desenvolvimento e futura utilização do software COCAP.

Fig.1 Página com dados do cliente e as fases do condicionamento


O software intitulou-se COCAP - Condicionamento Cardio-pulmonar alem dos dados contidos na ficha de avaliação, incluiu-se no programa o cálculo do Duplo Produto (DP),  no final da etapa de condicionamento, sendo um ótimo parâmetro de observação de consumo de O2 pelo miocárdio, que é representado no programa através de um gráfico que permanece fixo no canto inferior direito na página de condicionamento, ficando de fácil observação em relação à evolução das sessões do tratamento (MCARDLE. 2001).
O programa COCAP é constituído de abas, situadas ao lado esquerdo da página do programa com os links de acesso ao conteúdo do programa, sendo assim possível acessar dados como: dados pessoais e protocolo, nesta área os dados iniciais dos sinais vitais, a cada nova sessão são zerados, ficando registrados apenas os itens de peso, altura, idade, que podem ser alterados a qualquer momento; logo abaixo existem três campos designados, primeiro (1º), batimentos por minuto (bpm), que exibe informações em relação aos batimentos cardíacos do paciente em situação de repouso, classificando-o em: bradicárdico, normocárdico ou taquicárdico, onde apresenta na literatura valores de normalidade que varia de 80 a 100 bpm. O segundo (2º) é o índice de massa corpórea (IMC), que mostra informações sobre o que o classificará em: abaixo do peso, normal, sobrepeso, obeso e obeso mórbido (DEPARTAMENTO DE ATEROSCLEROSE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007).

 

Fig.2 Página de busca por clientes com histórico após sete sessões


Calculando também a PAM (pressão arterial média) que é a força média exercida pelo sangue contra as paredes arteriais durante todo ciclo cardíaco. (MCARDLE. 2001).
Gerando uma página de relatório final, o software reuniu dados essenciais para o acompanhamento parcial ou total em relação ao condicionamento do cliente, juntamente com dados estatísticos relatando médias e desvios padrões das FC, PAS, PAD, SpO2 e DP, podendo esta página ser impressa a qualquer momento de sua utilização.
O programa conta também com uma página de avaliação postural, onde por meio de modelos em 3D de um boneco, com pontos previamente demarcados nas vistas posterior, anterior, lateral direita e esquerda, o avaliador poderá digitar as disfunções e alterações encontradas no cliente.
No setor da saúde, a avaliação de softwares aplicativos, deve ser feita primariamente do ponto de vista do usuário, não lidando apenas com questões complexas relacionadas à ciência da computação e engenharia de softwares, mas também respondendo a questões como a utilidade do software atual, observando se o mesmo se encaixa em uma classificação como, grande, média ou pequena utilização, também sendo passível de mudanças em suas estruturas, ficando fácil a mudança estrutural e não gerando ônus algum (CHAVES, 2004).
Para seu desenvolvimento o software COCAP baseou-se nos critérios de avaliação de software para área da saúde descritos acima.


Conclusão

Conclui-se que, novas tecnologias, como o uso da informatização no dia a dia do profissional da área da saúde, devem ser incorporadas como um coadjuvante da avaliação fisioterapêutica, sem perder a perspectiva humanística. Assim, facilitando a realização da avaliação e acompanhamento dos dados, oferecendo um processo dinamizador e detalhado da sessão de fisioterapia e conseqüentemente beneficiando o cliente. O software apresentou dados parciais, relatando bons resultados em sua eficácia sua interpretação dos dados, sendo assim, mais estudos são necessários para relatar a aplicabilidade e funcionalidade do software.



Referências Bibliográficas

CORDEIRO, R; FISCHER, F.M; LIMA FILHO, E.C; MOREIRA FILHO, D.C. 1993. Ocupação e hipertensão - Work and high blood pressure. Rev. Saúde Pública. São Paulo. v. 27 (5): 380 – 7.
FORJAZ, C.L.M. et al. 2006. Exercício Físico e Hipertensão Arterial: Riscos e Benefícios. Rev da Soc Bras de Hipertensão, v. 9, (3): p.104 –112.
ROLIM, N. P. L., BRUM P. C. 2005. Efeito do treinamento físico aeróbio na hipertensão arterial. In: Rev. da Soc Bras de Hipertensão, v. 8 (1), p. 35 - 37.
GAGLIARDI, A. R. T. 2004. Obesidade Central, Bases Hormonais e Moleculares da Síndrome Metabólica. Rev. Soc. Cardiol Estado de São Paulo, v.14, (4), p. 557 – 564.
LEAVITT, M.O. 2007. Physical Activity and good nutrition, essential elements to prevent cronic Diseases. In: Departament of Health & Human Service U.S.A.
LOPES, H. F. 2003. Hipertensão arterial e síndrome metabólica: Além da associação. Rev. Soc. Cardiol do Estado de São Paulo, V. 13. (1). p.148 – 152.
VILAS BOAS, A.G. et al. 2006. Fisioterapia e fatores de risco da doença cardiovascular. In: UMEDA, I.I.K. Manual de fisioterapia na reabilitação cardiovascular. São Paulo. Manole, p.1-28.

Prevenção clínica de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Pg. 08-42.
MCARDLE, W. D. KATCH, F. I., KATCH, V. L. 2001. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 19 – 25; 319 – 325.
DEPARTAMENTO DE ATEROSCLEROSE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. 2007. // IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da aterosclerose. In: Arquivos Brasileiros de Cardiologia – v. 88, Supl. I, 19p.
CHAVES, E.O.C. 2004. A avaliação do software na área da saúde: Algumas considerações. In: htp://www.chaves.com.br/TESTESELF/HEALTH/avalia.htm, acesso em: 28/10/2007: 11:48hs).

 

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.

- Publicado em 04/11/2010.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack