gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Risco de Quedas em Idosos Institucionalizados em Caratinga/MG E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

 

Trabalho realizado por:

William Santos Vasconcelos Domingues.

Taciana Genelhu Pereira Martins.

Wanderson Fagner Gomes.

Renatha Martins da Cruz.

* Acadêmicos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Caratinga - UNEC - Caratinga-MG.

Juliana Carvalho Reis. * Docente e Pesquisadora.

Contato: jureis@funec.br

 

Palavras Chave: idosos, institucionalização, quedas.

Introdução:

A queda é considerada como perda do equilíbrio corporal e como instabilidade postural. Estimada-se que 40% dos idosos com mais de 80 anos que vivem na comunidade e 66% dos idosos institucionalizados caem a cada ano. Idosos institucionalizados são mais propensos as quedas, haja vista são mais fragilizados e apresentam doenças físicas ou mentais. As quedas e as fraturas decorrentes das mesmas constituem uma grande preocupação de saúde pública pela frequência, elevado custo socioeconômico, pelo aumento da dependência e da institucionalização. Este estudo teve como objetivo avaliar o risco de quedas através do teste Timed Up and Go de idosos residentes em uma instituição de longa permanência em Caratinga/MG.

Material, Métodos, Resultados e Discussão:

Foi realizado um estudo experimental, transversal, no qual foram avaliados 21 idosos, com idade entre 72 e 98 anos, residentes em uma instituição de longa permanência. Não foi possível realizar uma avaliação clínica detalhada para o esclarecimento sobre as quedas em virtude de muitos dos idosos não terem registros de sua história clínica anterior a institucionalização e não possuírem condições mentais de esclarecer as perguntas. Os idosos foram instruídos a realizar o teste Timed Up and Go, para o qual foi considerado baixo risco de quedas tempo de teste inferior a 10 segundos, médio risco de quedas, teste de 10 a 20 segundos e alto risco de quedas, teste superior a 20 segundos. Como resultado, 62% da amostra estudada apresentou médio risco de quedas, 38% alto risco de quedas e nenhum sujeito da amostra apresentou baixo risco de quedas.

Cconclusão:

Nenhum dos idosos institucionalizados avaliados apresentou desempenho funcional normal, a maior parte deles apresentou fragilidade para o desempenho funcional normal, mas tendem a ser independentes na maioria das atividades de vida diária e uma parcela significativa, apresentam comprometimento funcional importante , necessitando pois, avaliação mais detalhada do indivíduo para verificar as causas de tal comprometimento e abordá-lo de forma a prevenir as complicações que podem decorrer das quedas.

Bibliografia:

CARVALHO, Maitê Peres de; LUCKOW, Eliara Lüdtke Tuchtenhagen; SIQUEIRA, Fernando Vinholes. Quedas e fatores associados em idosos institucionalizados no município de Pelotas (RS, Brasil). Ciênc. saúde coletiva, 2011 ; 16 (6). FREIRE JUNIOR, RC et al. Risco de quedas em idosos. In: PINTO, MVM et al. Envelhecimento e Institucionalização: construindo uma história de pesquisas. Editora Andreoli, São Paulo, 2009. SANTOS MLC, ANDRADE MC. Incidência de quedas relacionadas aos fatores de riscos em idosos institucionalizados. Rev Baiana de Saúde Pública, 2005; 29(1):57-68. TEIXEIRA DC, OLIVEIRA IL, DIAS RC. Perfil demográfico, clínico e funcional de idosos institucionalizados com história de quedas. Fisioterapia e Movimento 2006; 19(2):101-108.

Área de conhecimento 4.08.00.00-8 - Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.

- Publicado em 07/05/2012.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack