gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Análise Ergonômica e Cinesioterapia Laboral numa Empresa de Estamparia da cidade do Recife-PE E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Ergonomic analysis and labor kinesiotherapy stamping company in the city of Recife-PE

 

Trabalho realizado por:

Natália Cavalcanti de Aguiar Borges.
FAPE – Faculdade Pernambucana
Contato: natalia.cab@hotmail.com

Raquel Siebra Paes Barreto Costa.
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
Contato: raquelsiebra@hotmail.com



Resumo


A ergonomia é uma ciência que estuda o trabalhador e a forma como ele realiza suas atividades laborais. A cinesioterapia laboral é um conjunto de exercícios, preparatórios, relaxantes e compensatórios, realizados em trabalhadores com a finalidade de prevenir LER/DORT, e com isso reduzir os níveis de absenteísmo. Este projeto teve como objetivo demonstrar os benefícios da cinesioterapia laboral com resultados relacionados a evasão do posto de trabalho. Fizeram parte do estudo 35 funcionários de uma empresa de estamparia, onde foi realizada uma análise ergonômica a partir do Programa de Levantamento e Análise de Dados Ergonômicos10, elaborado e aplicado um programa de cinesioterapia laboral, durante 3 meses, 2 vezes por semana, com a duração diária de 15 minutos para cada grupo. Ao término do estudo foi observado que houve a redução do índice de absenteísmo.


Palavra-chave: ergonomia, cinesioterapia laboral, prevenção, absenteísmo



Abstract

Ergonomics is a science that studies the worker and the way it conducts its work activities. Kinesitherapy work is a set of exercises, history, relaxing, andcompensation, with workers conducted in order to prevent RSI, and thereby reduce levels of absenteeism. This project aimed to demonstrate the benefits of working withkinesiotherapy results related to avoidance of the job. Study participants were 35employees of a printing company, where he performed an ergonomic analysis from theProgram Survey and Data Analysis Ergonômicos10, developed and implemented aprogram of exercise work for 3 months, 2 times per week, with the daily duration of 15 minutes for each group. At the end of the study it was observed that there was areduction in absenteeism.


Keywords: ergonomics, labor kinesiotherapy, prevention, absenteeism

Introdução

A fisioterapia além de atuar no terceiro nível de prevenção está sendo encontrada cada vez mais presente e atuante no primeiro nível de prevenção, que enfoca a promoção à saúde e a prevenção específica 5. A saúde laboral ou ocupacional diz respeito à união de todos os recursos e esforços para melhorar e garantir a saúde do trabalhador e qualidade de seu trabalho, não só em seu ambiente profissional, mas também em sua comunidade 10, 13.

Em meados de 1970 foi iniciada a fisioterapia preventiva no trabalho como experiência com treinamentos denominados de back school (“escola de postura”) que procuravam divulgar um conjunto de conhecimentos básicos para a melhor adequação postural 10. Atualmente as intervenções preventivas trabalham com um grupo de atividades centradas nos indivíduos. São elas: ergonomia e ginástica laboral ou cinesioterapia laboral, que abrangem todos os níveis de prevenção 22.

A ergonomia, que tem este nome derivado do grego, ergon (trabalho) e nomos (leis), em síntese, as leis que regem o trabalho, teve seu surgimento iniciado a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, e se desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial, marcos estes, que caracterizaram o aumento das atividades industriais e diárias dos trabalhadores da época e incompatibilidade entre o desenvolvimento humano e o da tecnologia, que tem crescimento ascendente, contínuo, até os dias de hoje, concluindo com a necessidade de aplicar menos esforço físico e mental nas atividades profissionais e diárias 9, 23.

A ergonomia, caracterizada como disciplina científica, está relacionada com o estudo e a compreensão da interação entre os seres humanos e os sistemas aos quais eles fazem parte, e à aplicação de princípios e técnicas utilizadas pelo profissional ergonomista para melhorar e garantir o bem estar do ser humano e o desempenho do mesmo para determinada função e do sistema, planejando, analisando e projetando os postos de trabalho, as tarefas, o ambiente e o próprio sistema 4,13.

Os domínios de especialização da ergonomia são: ergonomia física, que está relacionada à biomecânica, fisiologia e antropometria associada a sua atividade física; ergonomia cognitiva, que está relacionada a processos mentais; e ergonomia organizacional, que está relacionada com a melhora da estrutura organizacional 2, 14, 20.

O indivíduo que pratica qualquer tipo de atividade física é auxiliado na condição de relaxamento e no controle do estresse 18. Uma das ferramentas bastante utilizada pelo programa ergonômico é a ginástica laboral ou cinesioterapia laboral. Esse tipo de exercício, de cunho fisioterapêutico, tem como objetivo promover um equilíbrio no funcionamento das estruturas corporais dos trabalhadores, compensando os grupos estruturais mais solicitados para a realização de sua função e requisitando os grupos menos solicitados 5.

Cinco grupos básicos de exercícios são realizados num programa de atividades físicas praticados pelos trabalhadores, de forma diária com intervalos de cinco a dez minutos. São eles: exercícios de alongamento, exercícios de fortalecimento, exercícios de relaxamento, exercícios respiratórios e exercícios globais 10.

Para que seja realizada a elaboração dos exercícios laborais compensatórios é importante reconhecer as atividades que provocam maior risco para a integridade não só física, mas também a fadiga visual ou cognitiva; realizar uma análise detalhada da atividade do ponto de vista ergonômico, para que se estabeleça o melhor momento para pausa; adaptar os exercícios para o ambiente de trabalho; e avaliar o biotipo do trabalhador para que seja feita a adequação dos exercícios, sem que o mesmo tenha dificuldades ao realizá-los 5.

A ergonomia tem como principais objetivos a melhora do desempenho profissional do trabalhador, melhora das condições físicas do ambiente de trabalho, diminuição do índice de absenteísmo e, o mais conhecido, prevenção e redução dos índices de LER/DORT 8.

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) estão cientificamente relacionados a acometimentos que podem provocar lesões ósseas, tendíneas, sinoviais, musculares, fasciais e nervosas, podendo comprometer dessa forma membros, articulações e cinturas 21.

As LER/DORT que também possuem sinônimos como Síndrome Cervicobraquial, Afecções Músculo-esqueléticas Relacionadas ao Trabalho (AMERT) e Lesões por Traumas Cumulativos (LTC), cujas denominações são oficiais pelo Ministério da Saúde e pela Previdência Social 11, são adquiridas através da utilização exacerbada, atribuída ao sistema músculo-esquelético e/ou através das cargas repetitivas de um tipo de movimentação imposta a determinadas articulações, além da falta de tempo para a recuperação total do problema que irá acarretar em novas lesões e piora do quadro, aumentando dessa forma o índice de ausência no trabalho 15.

O absenteísmo, soma do período em que o funcionário não comparece ao trabalho, tem sido um problema para as organizações modernas que dependem do comprometimento dos seus funcionários. Embora alguns dirigentes não dispensem a devida atenção a este fator as ausências dos funcionários muitas vezes surpreendem os gestores que são obrigados a reestruturar as atividades e cargos na organização 1.

As principais lesões relacionadas às funções dos trabalhadores da empresa Arte e Mídia Humana (costureira, estampadores, cortadores, colorista, acabadeiras, modista, estagiários de arte e administração, recepcionista e auxiliar de serviços gerais) devido ao número elevado de repetições dos esforços impostos no trabalho e irregularidades na postura são: Tendinites, lombalgias, lesão meniscal, afecções do ombro, cervicalgias, entre outras. Todas essas lesões estão diretamente relacionadas à biomecânica das funções específicas de cada profissional 16.

Este estudo foi realizado com a finalidade de analisar ergonomicamente e expor a aplicabilidade da cinesioterapia laboral adequada para uma determinada empresa de estamparia (Arte e Mídia Humana), com o objetivo de demonstrar os resultados e benefícios de um programa ergonômico, com enfoque na cinesioterapia laboral, na prevenção de LER/DORT e principalmente na redução do índice de absenteísmo associado a problemas osteomusculares.


Materiais e Métodos

Participou deste estudo, trabalhadores de uma empresa de estamparia (35 funcionários), homens e mulheres, que exercem as seguintes funções: acabadeira (6), colorista (3), costureira (10), modista (1), estampador (7), revelador (1), cortador (3), estagiário administrativo (1), estagiária de arte (1), secretária (1) e auxiliar em serviços gerais (1).

Houve a realização de uma análise ergonômica e uma avaliação de cada funcionário, fazendo uso do Programa de Levantamento de Dados Ergonômicos (PLADE), do autor Paulo C. P. Deliberato de Fisioterapia Preventiva: Fundamentos e Aplicações, 2002.

Foram realizadas as seguintes análises: Descrição das Funções (Ficha de Campo 1); Questionário Bipolar (Ficha de Campo 2); Fatores Organizacionais (Ficha de Campo 3); Risco de Acidentes (Ficha de Campo 4); Fadiga Mental (Ficha de Campo 5); Layout de Composição (Ficha de Campo 6); Layout de Dimensionamento (Ficha de Campo 7); Análise Postural (Ficha de Campo 8).

Através dessas análises foi desenvolvido um programa ergonômico onde foram realizados exercícios compensatórios, preparatórios e de relaxamento, atendendo a necessidade do grupo trabalhado, e orientações educativas aos funcionários focando uma boa postura no posto de trabalho e dicas de auto-alongamento realizado em pequenas pausas durante a jornada de trabalho. A cinesioterapia laboral foi aplicada num intervalo de 15 (quinze) minutos por dia, 2 (duas) vezes por semana e num período de 3 (três) meses.

Após o período de desenvolvimento do projeto foi feito uma comparativa do tempo de evasão do posto de trabalho, em horas, através dos atestados médicos, especificamente com associação a problemas osteomusculares, do período de realização do estudo com o mesmo período no ano anterior (Setembro, Outubro e Novembro), devido à empresa ter produtividade sazonal. Os números resultantes serão demonstrados em gráficos, realizados através do programa Microsoft Office Word.


Resultados e Discussão

1.    Análise Ergonômica

Através da Ficha de Campo 1 do PLADE foram descritas as funções exercidas pelos trabalhadores da empresa de estamparia (Quadro 1), demonstrando quais os principais tipos de LER/DORT podem ser adquiridos devido a biomecânica de cada função.

Quadro 1: Descrição das Funções

Função

Descrição

LER/DORT

Cortador

Postura ortostática estática, realizando flexo-extensão de cotovelo, associado à adução, abdução, flexão e extensão de ombro. Associado ao movimento principal é realizado leve flexão de tronco sobrecarregando a lombar.

Síndrome do Impacto; tendinites de punho, cotovelo e ombro; lombalgia; lombociatalgia; tensão muscular excessiva em membro sobrecarregado.

Modista

Postura ortostática estática, realizando movimentos finos com membro superior dominante.

Lombalgia; lombociatalgia; algia na coluna torácica; cervicalgia.

Revelador

Postura ortostática dinâmica e postura sentada (alternadas) com transferência de cargas leves para maquinários determinados.

Lombalgia; lombociatalgia; cervicalgia; algia na coluna torácica; epicontidiltes.

Estampador

Postura ortostática dinâmica, com movimento de flexo-extensão de membros superiores, leve flexão de tronco sobrecarregando a lombar.

Tendinites de punho, cotovelo e ombro; bursite de ombro; cervicalgia; lombalgia; lombociatalgia.

Colorista

Postura ortostática estática, realizando movimentos de circundução de punho.

Tendinite de punho; lombalgia; lombociatalgia; cervicalgia.

Serviços gerais

Postura ortostática dinâmica, transferência freqüente de cargas leves e moderadas.

Lombalgia; tensão muscular excessiva.

Secretária

Postura sentada, realizando movimentos de flexão e extensão dos metacarpos (digitação), associado a desvio radial e ulnar do punho.

Tendinite de punho; cervicalgia; lombalgia; meniscopatia.

Estagiária de arte

Postura sentada, realizando movimento de flexo-extensão de metacarpos, associados a desvio radial e ulnar do punho.

Tendinite de punho, cervicalgia, lombalgia; meniscopatia.

Estagiário administrativo

Postura sentada, realizando movimento de flexo-extensão de metacarpos, associado a desvio radial e ulnar de punho.

Tendinite de punho; cervicalgia; lombalgia; meniscopatia.

Costureira

Postura sentada, realizando movimento de flexo-extensão de membro superior esquerdo, associado a elevação de ombro, flexão e extensão de membro superior direito; dorsiflexão e flexão plantar.

Meniscopatia; Simdrome do Impacto de ombro; tendinite de punho e cotovelo; lombalgia; cervicalgia.

Acabadeira

Postura ortostática estática, realizando movimentos finos com as mão, associando frequentemente a rotação de tronco.

Lombalgia; lombociatalgia; cervicalgia; tendinites de punho.



Com a realização do Questionário Bipolar (Ficha de Campo 2) foi avaliado que todos os funcionários, em totalidade de cargos e funções, evoluem de forma crescente, do início da jornada de trabalho até o fim da mesma, no que diz respeito a dores osteomusculares, cansaço, dificuldade de concentração, dificuldade de produção e irritabilidade. Esse problema está intimamente associado ao fato dos funcionários não terem intervalos regulares durante a jornada de trabalho (8:00h às 18:00h), havendo apenas a parada de 1 hora para o almoço.

As relações entre trabalho e a saúde dos trabalhadores nem sempre é benéfica, a maioria dos empregados são expostos a locais de trabalhos antiergonômicos, jornadas prolongadas, ritmos excessivos, entre outros fatores que acabam por colocar em risco o desempenho de suas atividades laborais e domésticas 3.

Analisando os fatores organizacionais (Ficha de Campo 3) foi observado que os problemas situam-se na limpeza, iluminação, excesso de ruídos e ventilação comprometida, além de conflitos entre alguns funcionários. Porém em termos gerais os fatores organizacionais não são comprometedores para esta empresa.

Os fatores higiênicos, quando não atendidos tendem a diminuir a produtividade e o interesse do empregado, acarretando prejuízos a empresa. Esses fatores consistem em salário, segurança, condições do ambiente de trabalho, entre outros fatores relacionados a manutenção do bem estar físico do homem 7.

Na Ficha de Campo 4 (riscos de acidentes) foi constatado evidências de riscos, enfatizando irregularidades nos solos, não verificação, por parte dos responsáveis, do uso de equipamentos de segurança individual, resistência contra os procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa por parte dos funcionários e a presença de desordem, além da má sinalização, iluminação deficiente e ruído excessivo.

De acordo com a análise de fadiga mental (Ficha de Campo 5), o problema é evidente devido a vários aspectos como insatisfação quanto as condições do refeitório, iluminamento insuficiente, ruído e calor excessivo, concentração e esforço mental na maior parte da jornada de trabalho e insatisfação quanto ao relacionamento com outros funcionários.

O estresse consiste numa condição dinâmica em que o indivíduo é confrontado com uma oportunidade, restrição ou exigência relacionada com que ele deseja, e para o qual o resultado é visto como incerto 19.

Os fatores que causam problemas ao layout de composição (Ficha de Campo 6) são principalmente as dificuldades topográficas, excesso de ruídos, má ventilação em sua maioria, iluminação insuficiente e desorganização de depósito de materiais nos postos de trabalho, atrapalhando a circulação dos funcionários. Já no layout de dimensionamento (Ficha de Campo 7) não há tantos fatores causadores de problemas, porém o solo irregular e a falta de regulagem de altura do posto de trabalho, o que força o trabalhador a adquirir posturas inadequadas, são problemas importantes.

O melhor arranjo físico de mobiliário e equipamentos em qualquer local de trabalho é importante, pois disso depende o bem estar e, consequentemente, o melhor desempenho dos funcionários 19.
Na análise postural (Ficha de Campo 8) foram verificadas inadequações quanto a acessórios ergonômicos não presentes nos postos de trabalho e transferências de cargas moderadas a elevadas para determinadas funções.

A postura adotada pelo funcionário no seu posto de trabalho passa a ser um critério importante por ser um elemento observável e fatores predisponentes a afecções relacionadas a LER/DORT 12.

2.    Índice de Absenteísmo

O programa proposto e aplicado teve adesão de 94,28% dos funcionários. Ao término da realização do programa de cinesioterapia laboral foi observado que houve alterações quanto ao número, em horas, de absenteísmo do trabalho, por motivos relacionados a problemas osteomusculares.

Na totalidade da empresa, 20% dos funcionários diminuíram suas horas de evasão, 77,15% permaneceram sem alterações (zero hora) e 2,85% aumentaram o número de horas de afastamento de sua função na empresa (Gráfico 1). Quantificando em horas, o total de horas reduzidas, ou seja, em que o trabalhador esteve fora do posto de trabalho, são 150 horas e 30 minutos.

No setor da confecção (Gráfico 2), especificamente costura, 60% das funcionárias não tiveram alterações e 40% demonstraram redução do absenteísmo. As funcionárias acabadeiras também obtiveram resultado positivo, onde 66% permaneceram sem alterações e 34% diminuíram seu índice de absenteísmo, enfatizando uma funcionária, especificamente, que de 98 horas de falta no ano de 2009, no período de 3 meses, diminuiu esse número para 8 horas no ano de 2010, no mesmo período avaliado.


Foi observado no setor da estamparia, englobando as funções de estampador, colorista e revelador, que 75% dos funcionários não modificaram o índice de absenteísmo, 16,7% diminuíram esse índice em aproximadamente 16 horas e 8,3% o aumentou, esse percentual de aumento é equivalente a apenas um funcionário na função de revelador (Gráfico 3). Essa elevação inesperada é devido a mudança de função com sobrecarga de trabalho, pois o trabalhador que realizava a mesma atividade foi afastado da empresa temporariamente.


No setor do corte (cortadores e modista), assim como no setor administrativo (estagiária de arte, estagiário administrativo e secretária), não houve alteração no índice de absenteísmo, permanecendo sem horas de afastamento do posto de trabalho ou da função correlacionando com o mesmo período de 3 meses do ano de 2009.

No âmbito da fisioterapia, a desmistificação do processo patológico é a base inicial do programa preventivo, onde está incluso campanhas educacionais, implantação dos princípios ergonômicos no ambiente de trabalho e desenvolvimento de técnicas de alongamento e relaxamento através da cinesioterapia laboral 3.

É importante ressaltar que o absenteísmo não é resultante de um fator isolado. Quando as ausências estão diretamente relacionadas a doenças e acidentes de trabalho, a adoção de medidas como a realização de exames periódicos, medidas de higiene e segurança no trabalho, são indispensáveis para garantir a saúde do trabalhador prevenindo futuras faltas 1.

É importante salientar que houve um fator limitador desta pesquisa, o que está relacionado à dificuldade de se encontrar estudos referentes ao absenteísmo, principalmente no que diz respeito aos poucos estudos publicados sobre o tema.


Conclusão

Na esfera laboral, o fisioterapeuta pode aliar-se a uma equipe multidisciplinar dentro da empresa para garantir o retorno gradual do funcionário às atividades laborais, pode desenvolver um ambiente de trabalho mais ergonômico e adequado ao trabalhador, pode realizar o tratamento fisioterapêutico dentro da empresa, evitando o deslocamento do mesmo para uma clínica especializada, economizando assim o tempo.

Como foi demonstrado anteriormente, um programa de cinesioterapia laboral, devidamente estabelecido após uma adequada análise ergonômica e um processo de implantação na empresa, traz benefícios evidentes, não só para os funcionários, reduzindo e prevenindo o número de LER/DORT, mas também para a evolução empresarial, onde são reduzidos os níveis de absenteísmo, o que acarreta numa economia para empresa, pois ela deixa de arcar com as despesas que a evasão de um funcionário causa além do aumento da produtividade.


Referências

1.    AGUIAR, G. A. S., OLIVEIRA, J. R. Absenteísmo. Revista de Ciências Gerenciais. 2009. Vol. XIII. N° 18
2.    ALL SAFETY ERGONOMICS – ASE. O que é Ergonomia. Capturado no dia 10 de Fevereiro de 2010. Online.
3.    ANJOS, D. C. S. Aspectos da Biomecânica Ocupacional na abordagem Fisioterapêutica Preventiva. Revista Word Gate Brasil LTDA. 2008. 200p
4.    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA-ABERGO. O que é Ergonomia. Capturado em 24 de Março de 2010. Online.
5.    BARBOSA, L. G. Fisioterapia Preventiva nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORTs. A Fisioterapia do Trabalho Aplicada. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 144 p. Cap 4.
6.    BOTOME, S. P.; REBELATTO, J. R. Fisioterapia no Brasil. 2 ed. São Paulo: Manole, 1999. 309p. Cap 8.
7.    BRASIL, P. C. G.; CARNEIRO, J. C. D.; PICCOLI, G. S. A importância da integração do Lay-Out. Revista da Universidade Federal de Santa Catarina. 2007. 156p
8.    CATTELAN, A. V.; PEZZINI, G.; SEVERO, C. Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT): A mais Nova Epidemia na Saúde Brasileira. Capturado em 12 de Abril de 2010. Online.
9.    CONFEDERAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-CONFEF. Ginástica Laboral. Capturado em 25 de Julho de 2010. Online.
10.    DELIBERATO, P. C. P. Fisioterapia Preventiva. Fundamentos e Aplicações. 1 ed. São Paulo: Manole, 2002. 362 p. Cap 5, 6, 7 e 8.
11.    FRAGA, G. A. S.; SAMPAIO, R. F.; SOUZA D’ÁVILA, L. Prevalência de Desordens Musculoesqueléticas relacionadas ao Trabalho em Fisioterapeutas da Rede Hospitalar SUS – BH. Belo Horizonte. Revista Brasileira de Fisioterapia. v. 09, n. 2: p.219-225, 2005.  
12.    GONÇALVES, M. V. Ginástica Laboral na Indústria: propostas e diretrizes para implantação. São Paulo. 2006.
13.    GUIA TRABALHISTA. Ergonomia – Norma regulamentadora 17. Capturado em 25 de Março de 2010. Online.
14.    INTERNATIONAL ERGONOMICS ASSOCIATION. What is Ergonomics. Capturado no dia 24 de Abril de 2010. Online.
15.    LISBOA, M. T. L.; MAGNAGO, T. S. B. S.; MOREIRA, M. C.; SOUZA, I. E. O. Distúrbios músculo-esqueléticos em trabalhadores de Enfermagem: associação com condições de trabalho. Brasília. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 06, n. 06, 2007. 30p.
16.    MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diagnóstico e Manejo das Doenças Relacionadas com o Trabalho: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde. Capturado em 11 de Maio de 2010. Online.
17.    OLIVEIRA, J. R. G. A importância da Ginástica Laboral na Prevenção de Doenças Ocupacionais. Mato Grosso. Revista de Educação Física. 2007. 139p
18.    PRZYSIEZNY, W. L. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho: um enfoque ergonômico. Capturado em 3 de Abril de 2010. Online.
19.    ROBBINS, Stephin P.; DECENZO, David A. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações. Tradução Robert Bryan Taylor; revisão técnica Reinaldo O. da Silva. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
20.    RODRIGUES, N. S.; FERRARI, A. S.; BRAGA, A. P. S. S. S.; DORIGAN, D. C.; SILVEIRA, G. T. Análise Ergonômica da Cozinha Industrial de uma Rede de Supermercados da Cidade de Bauru – SP: Um estudo de caso. Capturado em 20 de Abril de 2010.
21.    TELLES, O.; WADA, C. Uma viagem do mundo das LER/DORT. Capturado no dia 11 de Março de 2010. Online.
22.    VITTA, A. Atuação Preventiva em Fisioterapia. 1 ed. Bauru: EDUSC, 1999. 110p. Cap 4 e 5.
23.    VIDAL, M. C. Introdução à Ergonomia. Capturado em 15 de Maio de 2010. Online.

 

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de suas autoras.

- Publicado em 14/03/2011.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack