gototopgototop
Educação a Distância

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

FisioWeb em Foco

Reportagens
FisioVídeos

Acesso - Usuário



Nossos Sites

Inform@tivo

Assinar

Assine e receba periodicamente os nossos comunicados e promoções de produtos e eventos.
Termos e Condições de Uso
Banner

Buscador - Artigos

Publicidade

Educação a Distância
Educação a Distância

Convênio - Estácio - FisioWeb
gototopgototop
Cuidados PRÉ e PÓS Depilação à Laser Imprimir E-mail

Educação a Distância

Avaliação do Usuário: / 30
PiorMelhor 

 

A Depilação a Laser é um técnica que já faz parte das opções de tratamento para redução de pelos há tempos, mas cada dia que passa vem tornando-se mais popular e acessível, entretanto são poucos os pacientes que se preocupam com o antes e depois das sessões durante o tratamento.

O presente artigo vem para reforçar e alertar os pacientes e os profissionais, o quão importante são os cuidados pré e pós a depilação, pois o bom resultado depende diretamente deles.


Pré Depilação à Laser: O que devo fazer?

Antes de ir ao consultório fazer a Depilação à Laser, precisamos ter alguns cuidados que influenciam diretamente no resultado, afinal de contas a pele precisa estar preparada para receber o tratamento.

• Como a seleção dos parâmetros é feita levando em conta o Fototipo (cor da pele), o cuidado com o sol é muito importante, porque se você é branquinha e pega muito sol, ficando com a pele vermelha ou se é morena e fica bronzeada, vai configurar quadro de pele sensibilizada e não poderá fazer o tratamento ou então se for aquele bronzeado de final de verão, mesmo a pele não estando sensível, a modulação do aparelho será inferior ao necessário, ou seja, dificultará a resposta positiva. Sendo assim: EVITE EXPOSIÇÃO SOLAR PRINCIPALMENTE 72 HORAS ANTES DA SESSÃO E USE BLOQUEADOR SOLAR 72 HORAS ANTES TAMBÉM.

• O ciclo de crescimento do pelo varia muito de pessoa pra pessoa, mas mesmo assim indicamos que não seja feita depilação por tração - cera, pinça ou outros aparelhos que estão no mercado e retiram o pelo da raiz. O motivo é simples: sem pelo o laser não será efetivo porque não terá meio de condução para chegar ao bulbo e minar o ciclo de crescimento dos pelos. Opte por lâmina de barbear ou creme depilatório.

• Suspenda o uso de ácidos na pele pelo menos 3 meses antes de iniciar o tratamento, pois os ácidos afinam a pele e alteram a coloração - muitos pacientes usam ácido para clarear a região. Mas quando o paciente faz uso de ácido ou medicamentos "fortes" pra acne, por exemplo, ou aqueles peelings em cápsula, se faz necessário uma conversa esclarecedora para ponderar o que é interessante, se o ideal é terminar o tratamento que já está sendo feito, se deverá ser suspenso... Enfim, vai depender da necessidade do paciente. Lembrando que ácido e laser NÃO COMBINAM!

• Durante a avaliação, as perguntas devem ser respondidas com clareza e muita certeza, para evitar possíveis problemas, como hipocromias ou hipercromias às vezes causadas por omissão de informações.

• Faça uma avaliação com antecedência para que o profissional possa ver a espessura e a tonalidade do seu pelo, bem como a área completa a ser depilada. Assim, você pode fazer a tricotomia da região em casa, porque é muito mais confortável e agradável que usar lâmina de barbear "à seco", além de reduzir muito a lesão causada por esse método - sim, a lâmina lesiona a pele, mesmo que muitos não reparem. 

• Pode fazer uso de gel ou creme anestésico para minimizar possíveis desconfortos durante a sessão.


Pós Depilação à Laser: o que devo fazer?

• Terminando a sessão, se necessário, o profissional fará aplicação tópica de uma pomada contendo corticoide - podendo ser indicada para uso home-care.

• Caso fique com alguma casquinha, crosta ou bolha: NÃO MEXER! Use o produto indicado pelo profissional e retorne ao consultório para avaliação e orientação específica de acordo com o caso. Sim, às vezes pode ocorrer alguma intercorrência dessas, mesmo não sendo comum.

• Ao usar sabonete, opte por um neutro ou para peles sensíveis, pois alguns outros ressecam a pele.

• Se fizer uso de algum dermocosmético, avise ao profissional para saber se pode continuar o uso ou se será necessário aguardar alguns dias.

• USE BLOQUEADOR SOLAR, a cada 2 horas, principalmente nas primeiras 48 horas.

• Continue fazendo uso da lâmina ou creme depilatório, se for necessário retirar os pelos durante o tratamento, que após iniciado dura em média 6 meses.

• Programe-se para estar presente na próxima sessão que o profissional agendar, pois a frequência é fundamental para o sucesso do tratamento.


Outras dicas importantes:


• Esclareça TODAS SUAS DÚVIDAS antes de iniciar o tratamento e preste bastante atenção nas informações e orientações dadas, porque muitas vezes não prestamos atenção por conta da ansiedade em fazer o tratamento e isso pode gerar possíveis frustrações, pois a depilação NÃO É DEFINITIVA e como eu SEMPRE digo: de 100% de pelos na região, após o tratamento cerca de 80% serão eliminados, ou seja, 20% podem ficar presentes, mas com aparência diferenciada: mais finos, claros e com crescimento espaçado. Lembrando também que 5 - 6 sessões estão dentro do mínimo necessário para um resultado e como falei anteriormente o ciclo de crescimento dos pelos varia muito e inclusive o nosso corpo pode sofrer alterações hormonais que podem afetar o planejamento do número de sessões.

• SEMPRE faça uso do filtro solar!!!!!

• Informe ao profissional toda e qualquer mudança de dermocosmético, medicamento e possíveis acontecimentos que possam influenciar no tratamento.

• Fique atento ao prazo para fazer manutenção - de acordo com cada caso, pode variar de 6 em 6 meses, ano a ano... Isso vai ser determinado pelo profissional responsável.

Autor:

Rachel dos Santos Gama Cisneiro

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes/RJ - 2008; Pós-graduada em Acupuntura pela mesma universidade - 2010; Pós-graduada em Fisioterapia Dermato-funcional pelo ISECENSA - 2014


Obs: Todo direito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.

Publicado em 27/06/2014


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack