gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Psicomotricidade Aquática E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 

 

Trabalho realizado por:

Cariane Souza.

Faculdade Dom Bosco.

Contato: cariane_cari2110@yahoo.com.br

 

Orientadora:

Profª. Cristiane Gruber.

 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as diversas possibilidades de realizar o trabalho psicomotor em meio aquático, para o tratamento das doenças, tais como paralisia cerebral, síndrome de down, pacientes neurológicos , e  pacientes reumatologicos. As atividades podem ser executadas em  pacientes infantis, adultos e idosos.

Palavras-chave: Psicomotor, Meio Aquático,  Cardiopatas, Paralisia Cerebral.

 

Abstract

This paper aims to present the different possibilities of psychomotor perform the work in the aquatic environment, for the treatment of diseases such as cerebral palsy, dawn syndrome, neurological patients, and patients with rheumatic.

Keywords: Psychomotor Cerebral Palsy Aquatic Environment


Introdução

A psicomotricidade é conceituada como ciência da saúde por representar a expressão motora através da utilização psíquica e mental do individuo, transformando o pensamento em ato motor harmônico. A psicomotricidade tem como principal função coordenar e organizar as ações gerenciadas pelo cérebro manifestando em conhecimento e aprendizado.

A psicomotricidade aquática se caracteriza por um conjunto de ações onde a exteriorização corporal é utilizada como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma, porque a água permite que o paciente realize movimentos que se fossem executados fora do meio aquático varias pessoas não conseguiriam.

O meio aquático esta relacionado com o meio intra-uterino, até chegar ao nascimento pois sabemos, que  o feto esta banhado por um liquido chamado liquido amniótico que esta na mesma temperatura de seu corpo, e quando a criança nasce ela entra em um mundo totalmente desconhecido que não esta mais em harmonia com as sensações internas.

Para que se obtenha sucesso nas atividades aquáticas é necessário planejar o trabalho que sera executado, e estabelecer objetivos que deveram ser atingidosmesmo que não tenha um momento estabelecido para a realização da atividade.

Os objetivos de a Psicomotricidade Aquática trabalhar a coordenação motora possibilitando desafios e na água, melhorar o tônus muscular e a postura que são modificados de acordo com empuxo e a ação da gravidade, realizar exercícios de equilíbrio, trabalhar a esquematização corporal onde ira ajudar o paciente a se adaptar com relação ao espaço e o tempo.

 

Psicomotricidade Aquática na Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, que é provocada pela falta de oxigenação das células cerebrais. As lesões cerebrais podem acontecerde três formas: Antes  do parto, Durante o parto, e Após o parto. A natureza da deficiência motora varia de acordo com a época, localização,e o grau que a lesão cerebral tenha acometido.

 

Exercícios Realizados em Meio  Aquático

FORTALECIMENTO – membros comprometidos (neurônio motor superior ou inferior): movimento com auxílio da flutuabilidade sem aumentar o tônus.

RESTABELECER E ESTIMULAR AS REAÇÕES DE ENDIREITAMENTO – TRONCO E CABEÇA – Densidade relativa, turbulência e metacentro. Progressão aos exercícios: instruir o paciente a olhar em várias direções (para cima, para baixo, para os lados), a abaixar um braço e a movê-lo para frente e para trás, a mover ambos os braços na água, a flexionar uma perna.

REEDUCAR OS PADRÕES CENTRALIZADOS – déficit de movimento e controle nas cinturas escapular e pélvica. Rotações.

REEDUCAR OS PADRÕES RECÍPROCOS DE MOVIMENTOS – coordenação e ritmo dos movimentos: base para os padrões funcionais da locomoção.

MELHORA DA FUNÇÃO – equilíbrio e coordenação, redução do medo de cair, maior tempo de reação, melhora da dor, rolamentos, transferências.

 

Síndrome de Down

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença do cromossomo 21.A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. As pessoas portadoras da síndrome de Down possuem uma habilidade cognitiva abaixo da media e um leve retardo mental. Este distúrbio genético é o mais comum, estimado de 1 para cada 800 nascimentos.

 

Exercícios Realizados em Meio Aquático

Os Principais métodos aquáticos realizados na Síndrome de Down é o método halliwick que esta baseada em exercícios para o controle do equilíbrio que consiste em rotações nos diferentes eixos do corpo e equilíbrio com turbulência tendo como principal objetivo o aumento da estabilização postural,tronco, pelve, e membros inferiores e facilitação das reações de equilíbrio. O método halliwick ainda visa melhorar dos ajustes mentais gerando autoconfiança na água. Outra técnica que pode ser aplicada é o método Bad Ragaz que executa exercícios de  Fortalecimento, melhora da coordenação dos padrões de movimento normais, melhora  ganho de estabilidade do tronco, aumenta a amplitude de movimento articular,  realiza adequação do tônus muscular, e proporciona ganho de capacidade aeróbica.

 

Acidente Vascular Cerebral ( AVC)

É caracterizado pela perda da função neurológica decorrentes a hemorragia ou isquemia dos vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença que possui inicio súbito onde o paciente apresenta paralisação, dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na articulação das palavras, e déficit visual.

 

Exercícios Realizados em Meio Aquático

Para executar atividades aquáticas em pacientes neurológicos, o primeiro passo é organizar o tônus muscular para ser possível a realização dos exercícios na água.Os exercícios aquáticos para o tratamento de pacientes neurológicos foi dividido em três partes:

Membros inferiores – batimento de pernas na água com apoio em barra lateral em decúbito dorsal e ventral, treino de marcha subaquática anterior, posterior e lateral e marcha em rampa;

Membros superiores – batimento de braços com apoio em bóia, exercício ativo-livre ou resistido com rolo de espuma bilateralmente em todos os planos de movimento, arremesso de bola de borracha com água;

Tronco e equilíbrio corporal - marcha com arremesso de bola de borracha, rotação de tronco subaquática, flutuação com apoio em bóia.

 

Artrite Reumatóide

Artrite reumatóide (AR) é uma desordem auto-imune de etiologia desconhecida caracterizada pela ocorrência de vários episódios de processos inflamatórios reativos que podem afetar muitos tecidos e órgãos - pele, vasos sangüíneos, coração, pulmões e músculos - mas que ataca principalmente as articulações (preferencialmente articulações periféricas e esqueleto axial), produzindo uma sinovite proliferativa não supurativa que progride frequentemente para a destruição da cartilagem articular e anquilose das articulações.

 

Exercícios Realizados em meio Aquático

O tratamento aquático na artrite reumatóide pode ser realizado atravez de atividades enfatizando a movimentação de punho e mão, pés e tornozelos, incluindo movimentos de flexão e extensão de membros inferiores com auxilio de flutuadores, e alongamentos.

 

Considerações Finais

Ao realizar o presente estudo, conclui-se que a hidroterapia pode oferecer um resultado eficiente para pacientes com os distúrbios citados acima, através dos métodos hallwicki e Bad Ragaz, exercícios de fortalecimento na água, controle de equilíbrio e exercícios de coordenação motora.

 

Referências

Oliveira, C.E.N.; Salina, M.E.; Anunciatto, N. Fatores Ambientais que Influenciam a Plasticidade do SNC. Acta Fisiatrica.n.8, p.6-13, 2001.

Ruoti, Richard, et al. Reabilitacao Aquatica, ed. Manole, Sao Paulo, 2000.

Carmo,P.I.A Hidroterapia Aplicada a Paralisia Cerebral Espastica Extraído de:

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/neuro/hidroterapia_espastica.htm

Romão, L.A Efeitos da Hidrocinesioterapia no Paciente Portador da Sindrome de Down Extraído de:

www.unisuam.edu.br/corpus/pdf/2009Volume5N2/Artigo_5.pdf

Novaes,D.R ,Miranda,S.A, Avelar,P.C.N, Gomes,F.W Exercícios Aquáticos em Portadores de Incapacidade: Abordagem na Lesão Cerebral Extraído de:

http://www.efdeportes.com/efd126/exercicios-aquaticos-em-portadores-de-    incapacidade-lesao-cerebral.htm

Ferreira,F.R.L, Pestana, R.P, Oliveira,J. Ferrari,M.A.R Efeitos da Reabilitação Aquática na Sintomatologia e Qualidade de Vida de Portadores da Artrite Reumatoide Extraído de:

http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/fpusp/v15n2/05.pdf

 

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de sua autora.

- Publicado em 20/06/2012.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack