gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Associação da Equoterapia no Tratamento de Crianças com Paralisia Cerebral: Uma Breve Revisão Bibliográfica E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 


Association of Equine therapy in treating children with Cerebral Palsy: A brief review.

 

Trabalho realizado por:
1
GUERRA, Beatriz Kleinubing; AGUIAR, Cliphen Menezes; CAMPOS, Mariana Cristina Tôrres
2
MAIA, Daniela da Costa; MUTTI, Camila Gondin.

 

1 Discentes do curso de Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes – UNIT.

2 Fisioterapeutas Docentes do curso de Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes – UNIT.

 

Contato: marytcampos@hotmail.com

 

RESUMO

A Paralisia Cerebral apesar de ser uma doença crônica da infância não progressiva, altamente limitante, encontram-se várias formas de tratá-la respeitando principalmente a funcionalidade e promovendo uma maior interação do paciente com o meio social. Dentre as diversas técnicas de tratamento que visam esse ganho e fornecimento de prospectiva para com os pacientes com PC, a Equoterapia através da terapia em cima de um cavalo, promove resultados satisfatórios para a equipe interdisciplinar e principalmente para o paciente. O objetivo deste trabalho é aprofundar mais a questão da introdução da Equoterapia no tratamento de diversas patologias, especificamente na Paralisia Cerebral. Foi realizada uma revisão bibliográfica com diversas fontes de pesquisa para aperfeiçoamento do tema em questão, além de buscar novos conhecimentos acerca do tratamento Fisioterapêutico da Paralisia Cerebral com a Equoterapia. Como conclusão obteve que a Equoterapia, apesar de estar ganhando espaço âmbito terapêutico apenas nas últimas décadas, mostram-se resultados 100% satisfatórios para os pacientes que são beneficiados com a terapia.

PALAVRAS-CHAVE: Paralisia Cerebral, Fisioterapia, Tratamento e Equoterapia.

 

ABSTRACT

Cerebral Palsy although a chronic illness of childhood non-progressive, highly constraint, there are several ways to deal with it mainly functionality respecting and promoting greater interaction with the patient's social environment. Among the various treatment techniques designed to gain and the supply outlook for patients with PC, Equine therapy through therapy in a horse, promotes satisfactory outcomes for the interdisciplinary team and especially for the patient. The objective is to deepen further the question of the introduction of Hippotherapy in treating various pathologies, particularly in Cerebral Palsy. We performed a literature review various sources of research for improvement of the subject matter, and seek new knowledge about physical therapy for Cerebral Palsy with Hippotherapy. In conclusion obtained that Equine therapy, although not widespread in the therapeutic sphere, reveals 100% successful for patients who benefit from the therapy.

KEY-WORDS: Cerebral Palsy, Physical Therapy, Treatment and Hippotherapy

 

 

INTRODUÇÃO

Dentre as doenças neurológicas mais comuns encontra-se a Paralisia Cerebral (PC), ou a encefalopatia crônica da infância não progressiva, que é conseqüência de uma lesão que afeta o sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e funcional. Podem ser desencadeados no período pré, peri e pós - natal em que diversos fatores de risco interagem sugerindo que a paralisia cerebral seja um acometimento cerebral multifatorial, não se encontrando causa especifica (MANCINI et al., 2002; PATO et al., 2002).

A expressão "Paralisia Cerebral" foi praticamente cunhada por Freud em 1897, onde a expressão empregada foi "Paralisia Cerebral Infantil", dando a entender que o paciente acometido por ela ficará imobilizado, fato este que ocorre somente com uma parcela dos pacientes, como efeito progressivo da hipertonia (excesso de tônus muscular), devido à gravidade da lesão ou quando há inadequação ou ausência da fisioterapia. Como não havia fisioterapia no Século XIX, pode-se concluir a razão da expressão. Em virtude da má colocação verbal na identificação desta "patologia" alguns especialistas têm adotado o termo "Incapacidade Motora Cerebral - IMC", procurando evitar qualquer tipo de associação, do termo, com julgamento da capacidade mental da pessoa (quando esta capacidade é afetada, trata-se de deficiências múltiplas). (ABPC, 2001).

A paralisia cerebral não é uma doença, nem condição patológica ou etiológica, e o uso desse termo não sugere causa ou gravidade. Ao contrário, esse termo denota uma série heterogênea de síndromes clínicas caracterizadas por ações motoras e mecanismos posturais anormais. (MILLER, 2002).

O índice de paralisia cerebral é de aproximadamente 2,5 por 1000 partos de crianças vivas. Em meados dos anos 1970, houve um aumento no número de pessoas acometidas por paralisia cerebral em razão da maior sobrevivência de bebês pré-termo, muitos dos quais gravemente incapacitados. Através de um estudo regional feito na Inglaterra, os investigadores relataram que, em razão da incidência de paralisia cerebral haver aumentado entre lactentes de baixo peso ao nascer ter permanecido imutável, podemos concluir que a mudança havia ocorrido na soma total devido à contribuição relativa de cada um dos grupos de diferentes pesos. Tal estudo revelou que, durante o final da década de 1980, mais de 50% de todos os casos de PC haviam ocorrido em lactentes com baixo peso ao nascer, e os que pesavam menos de 1000 gramas estavam contribuindo grandemente para o aumento total dessa superdosagem. (MILLER, 2002).

Esta deficiência motora central está freqüentemente associada a problemas da fala, visão e audição, com vários tipos de distúrbios de percepção, com certo grau de retardo mental e/ou epilepsia. (BOBATH, 2001)

A Paralisia Cerebral apresenta um conglomerado de complexidades. A literatura refere-se a PC, como decorrência da falta de oxigenação do tecido nervoso ou alguma agressão relacionada ao cérebro imediatamente antes, durante ou após o processo de nascimento. As categorizações iniciais dos tipos de PC têm-se mostrado inconsistentes, pois uma única criança pode mudar de uma categoria diagnóstica para outra durante ao longo do seu processo de desenvolvimento e maturação do cérebro humano.

Há uma associação entre lesão cerebral e gestações múltiplas. Há relatos de incidência de paralisia cerebral muito maior em gêmeos, especialmente os que sobrevivem às mortes intra-uterinas e em gêmeos monocoriônicos. A necrose da substância branca antenatal é muito mais comum em gêmeos monozigotos que me dizigotos. Quanto maior o número de gestações múltiplas, maior será o risco de uma paralisia cerebral. As causas incluem baixo peso ao nascer, anomalias congênitas, embaraçamento do cordão, derivação vascular entre gêmeos e conexões vasculares anormais. Se um dos gêmeos morrer dentro do útero, pode ocorrer a liberação de tromboplastina e embolia. No caso de essa morte ocorre durante o início da gravidez, há relatos sobre uma disgênese cerebral no gêmeo sobrevivente. Além disso, pode haver mais nenhuma evidência da existência do gêmeo morto na hora do nascimento. (UMPHERED, 1994).

O exame neurológico tradicional, bem como o evolutivo, é de suma importância para o diagnóstico clínico e orientação nos pedidos de exames complementares. Quando a criança com PC tem crises convulsivas, existe um risco maior de déficit cognitivo, sendo então função primordial do neuropediatra impedir as convulsões. A grande preocupação são os espasmos infantis (Síndrome de West), que são convulsões que surgem por volta dos 3 meses de idade, com clínica semelhante a sustos ou choques, durante segundos podendo aparecer em salvas muitas vezes ao dia. São crises de difícil controle podendo levar a um quadro grave de retardo neuropsicomotor. O diagnóstico do tipo de crise deve ser preciso com indicação correta do medicamento, pois a epilepsia, como comorbidade, é o maior fator prognóstico de desenvolvimento do déficit motor e cognitivo (LIMA E FONSECA, 2004).

Na paralisa cerebral, os distúrbios motores são tipicamente diferenciados e classificados na clínica de acordo com a parte comprometida do corpo (hemiplegia, diplegia e quadriplegia), com as características clínicas do tônus muscular e com os movimentos involuntários (espástica, atáxica e atetóide). (SHEPHERD, 1996).

A quadriplegia é definida com o envolvimento de todo o corpo, sendo as partes superiores mais envolvidas do que, ou pelo menos, tão envolvidas quanto as partes inferiores. A distribuição é geralmente assimétrica. Se essa simetria é muito acentuadas, estas crianças são muitas vezes referidas como “dupla hemiplegia”. Devido ao envolvimento maior das partes superiores, o controle da cabeça é deficiente, com também a coordenação dos olhos. As crianças freqüentemente apresentam dificuldades de se alimentar, e algum envolvimento da fala e articulação das palavras. Muitos espásticos pertencem a este grupo; praticamente todas as crianças atetóides, os tipos mistos, de espasticidade e atetose ou ataxia e os casos de ataxia cerebelar. (BOBATH, 2001)

A diplegia é caracterizada por envolvimento do corpo inteiro, sendo a metade inferior mais afetada que a superior. O controle da cabeça e o controle dos braços e mãos são geralmente pouco afetados e a fala pode ser normal. Entretanto um, estrabismo, seja alterado ou fixo, não é raro. Às vezes, as partes superiores podem ser tão levemente envolvidas que as crianças são diagnosticadas como paraplégica cerebral. O exame, contudo, mostrará certo envolvimento de um ou dois braços e mãos (um paraplégico cerebral puro é geralmente de um tipo hereditário congênito). Este grupo consiste quase que exclusivamente de crianças espásticas, mas ocasionalmente ataxia pode estar associada a uma diplegia espástica. Tem-se achado que a etiologia de muitos casos de diplegia espástica é a prematuridade. (BOBATH, 2001).

A hemiplegia é o envolvimento de um só lado. Praticamente todas elas são espásticas e crianças com um hemi-atetose são muitos raros. Os casos de paraplegia e monoplegia pura são extremamente raros em paralisia cerebral. (BOBATH, 2001).

Em resumo, quanto aos movimentos involuntários, a forma espástica apresenta as características da lesão do primeiro neurônio motor (hiperreflexia, fraqueza muscular, padrões motores anormais, diminuição da destreza); a forma atetósica apresenta sinais de comprometimento do sistema extrapiramidal, presença de movimentos involuntários (atetose), distonia, ataxia e, em alguns casos, rigidez; a forma hipotônica apresenta frequentemente grave depressão da função motora e fraqueza muscular; a forma atáxica apresenta sinais de comprometimento do cerebelo, manifestando-se por ataxia (p. ex. dismetria). É considerada como raridade na PC, ocorrendo mais freqüentemente em conseqüência de traumatismo craniano e em estados tais como hidrocefalia não tratada ou mal controlada. Já nas formas mistas nas quais se combinam as características de formas espástica, atetóide e atáxica.

Entre as classificações utilizadas, a mais aceita é a publicada em 1956 pelo Comitê da Academia Americana de Paralisia Cerebral, considerada a mais grave dentre as paralisias cerebrais, a paralisia cerebral quadriplégica, que acomete 9 a 43% dos pacientes (PIVESANA, 2002).

Os pacientes de paralisia cerebral devem ser tratados de forma que seja possível colocá-lo em condições de se integrar na vida comunitária. Deve haver uma equipe constituída de: neuropediatra, ortopedista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e professores. A individualização do tratamento é uma das regras básicas.

As crianças com paralisia cerebral devem ser encaminhadas precocemente a centros especializados, onde receberão atendimento com ênfase em terapia ocupacional, fisioterapia e apoio psicológico. Os pais devem participar ativamente deste processo. A doença é permanente e a terapia é principalmente sintomática e preventiva. (SHEPHERD, 1996)

Atualmente, os tratamentos para a espasticidade da PC e problemas relacionados incluem: medicação oral, injeção de toxina botulínica tipo A, infusão de baclofen, cirurgia ortopédica, SDR, fisioterapia e aparelhos ortopédicos. Nos últimos anos, as injeções intramusculares de toxina botulínica tipo A têm sido amplamente usadas. A toxina botulínica tipo A enfraquece os músculos por até 3 ou 4 meses depois da injeção, reduzindo a espasticidade num limitado grupo de músculos. O mais importante é que os efeitos são apenas temporários. E os efeitos colaterais parecem ser mínimos. (LEE, 2003).

Os métodos de tratamento mais usados atualmente foram criados há quatro décadas. A revisão de literatura clínica sugere que desde então pouco mudou na fisioterapia destinada aos lactentes e às crianças com PC. A Equoterapia apresenta-se neste contexto como a terapia revolucionadora no tratamento destas crianças com PC. As principais teorias nas quais se apóia o método dominante (NDT), por exemplo, incluem a opinião segundo o qual os principais fatores que interferem com as funções motoras seriam o tônus anormal e os padrões motores anormais (espasticidade) (BOBATH, 1972; BOBATH, 1984; PERIN, 1989; WILSON, 1991. ECKERSLEY e KING, 1993). Portanto os principais objetivos do tratamento pelo método TDN consistem em inibir a espasticidade e favorecer padrões motores mais normais, resumindo-se, portanto, no “preparo o funcionamento” (MAYSTONE, 1992). Espera-se que isso resulte em desempenho funcional mais eficaz.

Na Paralisia Cerebral nós só poderemos tratar as alterações musculares, que são a conseqüência e não a causa da doença, o objetivo final do tratamento ortopédico é a melhora da função motora da criança para que ela possa desempenhar cada vez melhor suas atividades físicas. (MONTEGGIA, 2003).

O tratamento ortopédico (cirúrgico), incluindo os procedimentos de liberação do músculo e de alongamento do tendão, são também usadas para tratar as deformidades associadas com a Paralisia Cerebral Espástica. A cirurgia ortopédica certamente melhora a amplitude do movimento das articulações, facilitando o movimento das extremidades inferiores na criança. O maior efeito colateral é a debilidade muscular permanente, resultando em postura anormal e deformidades. Além disso, a cirurgia ortopédica não reduz a espasticidade diretamente, tratando somente as suas conseqüências. (MONTEGGIA, 2003).

O tratamento fisioterápico tem objetivos gerais e específicos, a depender do tipo e intensidade dos sintomas. Quanto aos objetivos gerais podemos citar: promover experiências normais de desenvolvimento; reduzir o reforço ativo de padrões de movimento e posições anormais e diminuir deformidades músculo-esqueléticas congênitas e contraturas articulares adquiridas. Já no tocando aos objetivos específicos, podemos ressaltar a normalização do tônus, normalização dos movimentos, restabelecendo e estimulando as reações de endireitamento, reeducando os padrões centralizados dos movimentos (rotações) e reeducando os padrões recíprocos dos movimentos (coordenação e ritmo), minimizar contraturas e deformidades, melhora do equilíbrio, marcha e da capacidade respiratória e aeróbica, melhora da circulação periférica, melhora da função e benefícios psicológicos. Para que haja a diminuição do tônus, deve-se associar o calor da água (que irá provocar inibição da atividade tônica) com movimentos lentos e rítmicos e rotações e alongamentos suaves. (MONTARDO, 2003).

Segundo a história, já na Grécia Antiga, a equitação era vista como elemento regenerador da saúde, exercitando não só o corpo como também os sentidos. Isto porque era observado que o cavalo apresentava movimentos que beneficiavam o indivíduo em sua totalidade. Somente em 1747, Samuel T. Quelmalz faz a primeira referência literária ao movimento tridimensional do dorso do cavalo. Por movimento tridimensional entendem-se os deslocamentos para frente e para trás, para cima e para baixo e para os lados, oferecendo, assim, uma variada gama de estímulos sensoriais, através da visão, tato, olfato e audição; favorecendo a conscientização corporal, o desenvolvimento da força muscular, o aperfeiçoamento da coordenação motora e o equilíbrio. Observando tais ganhos proporcionados aos cavaleiros, chegou-se à conclusão de que as pessoas portadoras de deficiências também poderiam beneficiar-se do trabalho sobre o cavalo, tendo em vista apresentarem dificuldades biopsicossociais. (CARECHO, 2002)

A equoterapia apesar de estar sendo valorizada e estimulada nas últimas décadas é uma ciência milenar. Na Grécia antiga, por volta de 350 a.C. Hipócrates - o pai da medicina já aconselhava a sua prática na solução de problemas de saúde, em especial para a insônia e, até para tratar de problemas comportamentais, como complexo de inferioridade. Também os árabes que sempre lidaram com o cavalo utilizavam a equoterapia como prática terapêutica. Porém, durante séculos a terapia permaneceu em plano secundário. Foi somente após a II guerra mundial que a equoterapia foi novamente resgatada e passou a ser valorizada e estudada com a devida importância. Hoje, em muitos países, os resultados desta ciência são reconhecidos no tratamento de pessoas de todas as idades – crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiências físicas e psicomotoras, com distúrbios psíquicos ou de relacionamento social. Como se não bastasse, a equoterapia é excelente ainda para quem apresenta dificuldade de aprendizagem escolar. Afinal, montar a cavalo é um prazeroso processo de aplicação dos melhores exercícios motores e psicomotores, além de proporcionar sensação de independência, o que estimula a auto-estima e auto-confiança. (FERNÁNDEZ, 2001)

Surge, assim, a Equoterapia como forma de tratamento complementar às terapias convencionais. Após vários anos de estudos e pesquisas, a comprovação dos resultados levou o Conselho Federal de Medicina, em sessão plenária de 09/04/97, a reconhecer a Equoterapia como método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O cavalo é utilizado como agente promotor de ganhos físicos e psicológicos e o terapeuta como agente facilitador. A interação com o animal, a equipe, o espaço utilizado, os elementos da natureza, os cuidados preliminares, a montaria e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, maior confiança e aumento da auto-estima. (CANDIOTA, 1999)

Em estudo de revisão bibliográfica, observou-se que é possível a utilização de qualquer raça, desde que apresentem características favoráveis à prática de equoterapia, tais como: ter as três andaduras: passo, trote e galope suaves; ter altura mediana, ser obediente, dócil e não se assustar facilmente; ter mais de cinco anos; ser aprovado por um equitador experiente, entre outras. (RATTO, 1999).

Embora todas estas características tenham contribuído para a escolha do cavalo, o que determinou definitivamente seu uso na prática da equoterapia foi à marcha do animal, uma vez que esta produz um balanceio harmônico e assemelha-se à marcha humana. Para concluir, o cavalo representa uma presença concreta como objetivo de troca afetiva, como meio de suscitar conteúdos emocionais e afetivos por parte do indivíduo. (CANDIOTA, 1999)

A Eqüoterapia é uma forma terapêutica e educacional que utiliza o cavalo como mediador na reabilitação e reeducação do indivíduo. A importância deste animal no processo de intervenção iniciou-se com Hipócrates que levou seus cavalos ao hospital como uma forma de quebrar a monotonia do tratamento de mutilados. No Brasil, esta prática inicia-se nos anos oitenta com a criação da ANDE-Brasil (Associação Nacional de Eqüoterapia), mas nos últimos seis anos é que se percebe uma maior força, adquirindo reconhecimento da sua capacidade terapêutica, em mil novecentos e noventa e sete, pelo Conselho Federal de Medicina. Sua ação decorre da movimentação tridimensional realizada pelo cavalo, muito semelhante com o movimento da pelve humana. O contato do sujeito com o animal, a postura correta e, o fato de guiá-lo correspondem a aspectos de grande relevância nesta prática permitindo que as dificuldades da pessoa sejam enfrentadas por ela mesma e, além disso, permitem a ela perceber que a vida é mais do que o sofrimento e a repressão por ela enfrentado no seu dia a dia. (ZAMO, 2002).

Dentre dos programas de atuação desenvolvidos na Equoterapia, pode-se citar: Dependência ou hipoterapia, que diz respeito à situação na qual o praticante ainda não tem condições físicas e/ou mentais para governar o cavalo, e necessita de auxiliar-guia para controlar o animal e auxiliares laterais para o apoio. A ênfase é na ação dos fisioterapeutas e o cavalo, pelo movimento, influencia mais o praticante do que este o governa; A semi-autonomia ou reabilitação-reeducação acontece quando o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo, geralmente montando e apeando sem auxílio. Existe equivalência nas ações dos especialistas de educação e saúde com os de equitação; e autonomia ou pré-esportiva, que nesta fase do programa o praticante tem boas condições para atuar sobre o cavalo, participa de pequenos exercícios de hipismo e está preparado para sua reinserção social. Há ênfase nas ações dos especialistas da área de equitação e a praticante influência mais o cavalo do que este a ele. (CANDIOTA, 1999).

Os principais benefícios no tratamento com Equoterapia são, dentre eles: melhora da auto-estima, autoconfiança, autocontrole, comunicação, responsabilidade, sensação de independência, segurança e domínios, atenção e concentração, relaxamento e descontração, exteriorização de sentimentos, afetividade, equilíbrio, emocional, bem-estar, sociabilização, motivação para definir e atingir objetivos, melhora do tônus muscular, coordenação e dissociação de movimentos, movimentação, reação de equilíbrio, lateralidade, postura e simetria, melhora o esquema corporal bem como a imagem corporal, controle de cabeça e de tronco, mobilização de quadril, mobilização da pelve e de coluna lombar, inibição de reflexos posturais tônicos, reação de endireitamento, flexibilidade, indução á uma marcha melhor, melhora da orientação espacial. (MEDEIROS, 2002).

As contra-indicações sobre o tratamento da Paralisia cerebral com Equoterapia ainda vem sendo muito discutido no âmbito acadêmico. Em estudo, FRAZÃO, 2001, ressalta que, embora a Equoterapia, como recurso terapêutico 100% eficaz neste tipo de tratamento, esta apresenta algumas particularidades. Tais estas que, mesmo sendo restritas a sua aplicação, demonstra resultados satisfatórios, pois ao invés de recursos aplicados somente no solo, estes podem ser transferidos para cima do cavalo, sem perder sua eficiência.

Quanto às contra-indicações do tratamento com Equoterapia, pode-se citar: Excessiva lassidão ligamentar das primeiras vértebras cervicais (atlas - axis) ex. Síndrome de Down, epilepsia não controlada; Cardiopatias agudas; Instabilidades da coluna vertebral; Graves afecções da coluna cervical como hérnia de disco; Luxações de ombro ou de quadril; Escoliose em evolução, de 30 graus ou mais. Hidrocefalia c/ válvula; Processos artríticos em fase aguda; úlceras de decúbito na região pélvica ou nos membros inferiores; Epífises de crescimento em estágio evolutivo; Doenças da medula com o desaparecimento de sensibilidade dos membros inferiores (todavia, são conhecidos vários casos de paraplégicos que continuam a praticar a Equoterapia); Pacientes com comportamento autodestrutivo ou com medo incoercível; Hemofílicos e Leucêmicos (dependo do caso). (www.equoterapia.com.br).

 

METODOLOGIA

Esse estudo desenvolveu-se a partir da análise e interpretação de dados obtidos em pesquisa indireta do tipo bibliográfica. A pesquisa bibliográfica tem como finalidade, colocar o pesquisador em contato com materiais e informações que já foram escritos anteriormente sobre determinado assunto.

A base desta pesquisa foi o estudo de livros, artigos especializados, dissertações, teses e dados eletrônicos, além de pesquisas realizadas no acervo da Biblioteca Jacinto Uchôa de Mendonça, localizada na Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju-SE, o que tornou possível o acesso e manipulação de informações relevantes para nossa reflexão sobre os benefícios da equoterapia com crianças portadoras necessidades especiais, em especial, aquelas com Paralisia Cerebral. Sendo assim é de caráter qualitativo exploratório.

Foram utilizados como descritores os termos “Paralisia Cerebral”, Tratamento”, “Equoterapia” e “Fisioterapia”.

Realizado o levantamento bibliográfico, foi elaborada uma síntese das idéias principais de cada texto analisado, buscando pontos importantes na relação dos benefícios da Equoterapia associada a PC. A partir desta análise pudemos destacar os principais temas abordados pelos vários autores em seus estudos.

 

DISCUSSÃO

Ao longo deste trabalho, procurou-se mostrar a importância da equoterapia associada ao tratamento das demências da primeira infância. Embora ela seja um método caro, que precisa de um grande espaço físico e equipes numerosas e bem treinadas, não podemos deixar de destacar a sua importância e a sua possível utilidade nos serviços de atendimento psicossocial. Ainda mais quando consideramos que existam tantos pacientes que estão necessitados de algum tipo de cuidado e atendimento, principalmente quando necessitam desenvolver habilidades tão importantes para a sua reintegração social, um dos princípios fundamentais da equoterapia.

A utilização de atividades eqüestres como recurso terapêutico vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas. A Equoterapia, como é designada no Brasil, utiliza-se do cavalo como um agente promotor de ganhos de ordem física, psicológica e educacional. Apesar de não ser uma prática nova, o interesse científico sobre ela é recente e ainda carece de pesquisas. Além disso, os estudos que se dedicam a essa área de conhecimento nem sempre comprovam as análises qualitativas relatadas, apontando uma discrepância entre os dados estatísticos obtidos e os resultados positivos observados pelos terapeutas, familiares e profissionais da saúde. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EQUOTERAPIA)

Pesquisas têm apontado melhorias após intervenções com a equoterapia nas funções motoras grossas, especialmente no caminhar, correr e saltar de pessoas com paralisia cerebral, na simetria da atividade muscular de tronco e no equilíbrio em pé e em quatro apoios, além de benefícios nos campos psicológico e social. (PAUW, 2000)

Em um estudo realizado por MEDEIROS, 2002, foi observado melhora do tônus em pacientes com paralisia cerebral espástica, com poucas sessões usando o cavalo.

Já em estudo realizado por CARECHO, 2002, foi observado melhora nas mudanças voluntárias de posição como deitar e rolar, sentar, engatinhar e ajoelhar, ficar em pé, andar, correr e pular em solo, pela estimulação gerada pelo cavalo com a Equoterapia, além de um favorecimento na habilitação e reabilitação no ganho de equilíbrio em pacientes neurológicos, proporcionando a estes uma melhor qualidade de vida e satisfação, e, ainda, garantindo a confiabilidade da Equoterapia no ganho de equilíbrio e melhora no desenvolvimento de habilidades e atividades motoras voluntárias e uma maior independência.

Os benefícios das atividades com o cavalo são atribuídos a uma combinação de estímulos sensoriais gerados pelo movimento produzido pelo passo do animal sob os sistemas básicos humanos que, em conjunto, resultam em uma integração motora e sensorial ampliada. Sendo assim, o favorecimento de um maior controle motor, aumento do tônus muscular, a repetição do movimento que provoca a reeducação do mecanismo de reflexos posturais, reações de equilíbrio e a percepção espaço-temporal dos vários segmentos corporais no espaço, somado a um fortalecimento muscular, explicaria as alterações observadas. Todavia, cabe ressaltar que o efeito da equoterapia é multifatorial, o que implica um conjunto de combinações e ajustes, contribuindo de maneira geral para o quadro do praticante. (CHERNG, 2004; BENDA, 2003).

Segundo Storer, Oliveira e Tupan (2003) para que o desenvolvimento da criança aconteça naturalmente e de forma adequada é importante que o ambiente no qual ela se insira seja grandemente estimulador, fornecedor de prazer e que exija certos comportamentos dela, pois, principalmente em casos de deficiências organicamente estabelecidas, existem dificuldades de se constituir certas habilidades cognitivas. O trabalho eqüoterápico permite que ocorram tais estimulações bem como a motivação para que exista engajamento por parte do paciente. Esta é norteadora do processo de aprendizagem.

Ainda de acordo com Storer, Oliveira e Tupan (2003), o contato do sujeito com o cavalo, a postura correta e, o fato de guiar o animal corresponde a aspectos de grande relevância nesta prática permitindo que as dificuldades da pessoa sejam enfrentadas por ela mesma e, além disso, permitem a ela perceber que a vida é mais do que o sofrimento e a repressão por ela enfrentada no seu dia a dia.

O tratamento Fisioterapêutico de uma criança com afecção neurológica pode ser bastante diversificado. Atualmente, existem inúmeros métodos e técnicas terapêuticas que visam o mesmo objetivo, porém sob diferentes pontos de vista e de diversas maneiras.

Outra característica importante da intervenção por meio da eqüoterapia é que além de promover ao indivíduo uma elevada gama de estimulações ela promove o aumento da motivação deste para o tratamento e com isso suas ações sobre o meio também se elevam. (FRAZÃO, 2001).

É importante numa sessão de fisioterapia verificar constantemente se o paciente melhorou em decorrência do procedimento terapêutico selecionado. Segundo Bobath, 2001, um dos ícones da fisioterapia neurológica, “a única resposta à pergunta se o que você está fazendo com o paciente é certo, é a reação do paciente ao que você está fazendo”.

 

CONCLUSÃO

Constatamos o quanto é importante a inserção da Equoterapia não só para fins terapêuticos de tratamentos de doenças congênitas e síndromes seja ela de cunho físico, mental ou social, mas também como forma de lazer e de relaxamento. Fica bastante explícito o quanto é benéfico o tratamento equoterápico na recuperação de pessoas com necessidades especiais. Benefícios como: auto-estima, confiança, melhor equilíbrio, ganho de força, melhor sociabilidade com o grupo dentre outras vantagens importantes que só confirmaram e constatam nossos pensamentos, tirando e esclarecendo dúvidas na construção e conclusão de nossa revisão bibliográfica. Constatamos também que o trabalho em equipe interdisciplinar é de fundamental importância para que os resultados e objetivos do tratamento sejam alcançados.

Percebeu-se neste trabalho que ainda existem poucas publicações a respeito do assunto e com isso acredita-se que as discussões aqui suscitadas não devem ficar apenas no âmbito teórico. Faz-se necessária à ida a campo a fim de um levantamento de dados consistentes que possam corroborar ou confrontar as teorias já existentes.

Com isso, tal levantamento bibliográfico trouxe muitas idéias interessantes muitas vezes esquecidas quando se trata de paralisia cerebral. Deve-se primordialmente olhar estes indivíduos com amor e então trabalhar com eles de forma a incluí-los de forma sistemática na sociedade, ou seja, devolver a eles a autonomia, a independência e este são um dos objetivos da Eqüoterapia.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CANDIOTA, F. Clarissa. Programa de equoterapia aplicada à educação: modelo teórico e prático. In: I Congresso Brasileiro de Equoterapia, 1999, Brasília. p.73-78.

CARECHO, Rita. A influência de equoterapia e atividades ligadas ao cavalo como processo de transformação na auto-estima. In: II Congresso Brasileiro de equoterapia, 2002, Jaguariúna. p.33-38.

STORER, M.R.S.; OLIVEIRA, M.R.V.; TUPAN, M.C. Contribuições da eqüoterapia na atuação psicopedagógica. Revista do I Encontro Paraense. Maringá, nov. 2003. Disponível em: < http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/rehabilitacion-equino/contribuicoes_da_equoterapia_na_atuacao.pdf >. Acesso em: 15 de jan. 2007.

FERNÁNDEZ, Alícia. O Saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre : Artmed, 2001.

ABPC, (Associação Brasileira de Paralisia Cerebral), "Paralisia Cerebral - aspectos práticos", editora Memnon, S. Paulo, 2001.

UNPRED, Darcy Ann, "Fisioterapia Neurológica", 1ª Edição, S. Paulo, Ed. Manole, 1994.

PAVAN, Lianza S, "Diagnóstico e Tratamento da Espasticidade", S. Paulo, 2001.

LEITE, J. M.; PRADO, F. G. Paralisia cerebral: aspectos fisioterapêuticos e clínicos. Revista Neurociências. v. 12, n. 1, 2004.

LIMA, C. L. A.; FONSECA, L. F. Paralisia Cerebral: neurologia, ortopedia, reabilitação. 1ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.

BOBATH, K, "A deficiência motora em pacientes com Paralisia Cerebral", editora Manole, S. Paulo, 1989.

MONTARDO, J. Paralisia Cerebral. Extraído de: http://planeta.terra.com.br/ saude/montardo/desenvolvimento/iparalisia.htm. Analisado em: 26/04/03.

O’ SULLIVAN, B. S; SCHMITZ, J. T. Fisioterapia, Avaliação e tratamento. Editora Manole LTDA. 2ª Edição, São Paulo, 1993.

CAMPION, R. M. Hidroterapia princípios e prática. Editora Manole LTDA. 1ª Edição, São Paulo, 2000.

SANTAROSA, C. M. L.; HEIDRICH, O. R.; LIMA. U. R. C. Paralisia Cerebral. Extraído de: http://www.niee.ufrgs.br/hpmoise/body_pc.html. Analisado em: 24/04/03.

LEVITT, S. O Tratamento da Paralisia Cerebral e do Retardo Motor. 1ª Ed., São Paulo, 2001.

MONTEGGIA, M.G. Paralisia Cerebral e as Deformidades Ortopédicas mais freqüentes em membros inferiores. Extraído de: http://www.avape.com.br/comunicacao/clinicaonline.htm. Analisado em: 26/04/03.

SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3ª Ed. São Paulo, 1996.

MEDEIROS, M. DIAS, E. Equoterapia: Bases & Fundamentos. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

FRAZÃO, T. Equoterapia: recurso terapêutico em discussão. O COFFITO, São Paulo, v. 4, n.11, jun. 2001, p. 4-8.

FONSECA,Vítor da. Psicomotricidade. São Paulo Martins Fontes,1993

Associação Brasileira de Equoterapia [homepage na Internet]. Brasília: ANDE-Brasil; [atualizado em 2006 Set 27; acesso em 09 Nov 2006] Disponível em: http://www.equoterapia.org.br/equoterapia.php.

PAUW, J. Therapeutic horseback riding studies: problems experienced by researchers. Physiotherapy. 2000;86:523-7.

STERBA, JA, Rogers BT, France AP, Vokes DA. Horseback riding in children with cerebral palsy: effect on gross motor function. Dev Med Child Neurol. 2002;44:301-8.

CHERGN, R, Liao H, Leung HWC, Hwang A. The effectiveness of therapeutic horseback riding in children with spastic cerebral palsy. Adapt Phys Activ Q. 2004;21(2):103-21.

BENDA, W, Mcgibbon NH, Grant K. Improvements in muscle symetry in children with cerebral palsy after equine-asssisted therapy (hippotherapy). J Altern Complement Med. 2003; 9(6):817-25

ANDE BRASIL.Disponível em: < www.equoterapia.org.br>. Acesso em: 26 fev. 2007.

ECOSUL. A eqüoterapia abrindo as portas da intervenção. Ano 7, n. 5, set/out. 2006. Disponível em: <www.ecosul.com.br/noticias/t-livre_set-out06/saude.asp>. Acesso em: 15 jan. 2007.

GOOGLE Acadêmico.

www.equoterapia.com.br. Acessado em 27/07/2010, às 15:30.

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.
- Publicado em 25/10/2010.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack