gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Mecanismo de Controle dos Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica no Município de Barreiras - BA e Ações Adotadas para a Prevenção da Doença E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 


Control Mechanism of Patients with Systemic Arterial Hypertension in Barreiras City and Actions Used to Prevent the Disease.


Trabalho realizado por:

Aires Hermineo Novaes.

Contato: w.airis@hotmail.com

Anne Karine da Silva Cruz.

Contato: annykarine-s@hotmail.com

Camila Lula do Amaral.

Contato: milaaa.amaral@hotmail.com

Graziani Capra.

Robson Sousa Cerqueira.

Silvia Gonçalves Ricci Neri.

Contato: silvia_grn@hotmail.com

Tamara Bianca Cardozo Mendes.

Vanessa Sodré Alcantara.

* Graduandos do curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras.

 

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica apresenta elevada prevalência e constitui um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, as quais representam a principal causa de mortalidade em todo o mundo. Nesse contexto, existe a grande necessidade de adotar medidas de intervenção eficazes que venham a minimizar o número de pessoas com esta patologia. Uma alternativa para isso é se espelhar em ações bem sucedidas desenvolvidas nos municípios do país. Desta forma, o objetivo deste estudo foi identificar o mecanismo de controle dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica no Município de Barreiras-BA bem como as ações adotadas para a prevenção da doença. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista aberta com as enfermeiras responsáveis pelo controle dos pacientes hipertensos no município (n=3). Após análise de conteúdo, observou-se que o mecanismo de controle está estruturado em quatro segmentos (“diagnóstico”, “cadastramento”, “tratamento” e “ações preventivas”), sendo que cada um deles possui estratégias de ação próprias que, em conjunto, promovem a redução das complicações cardiovasculares e da morbimortalidade pela doença no município.

Palavras-Chave: Hipertensão, Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde.

 

Abstract

The systemic arterial hypertension has high prevalence and it is one of the main risk factors to the development of cardiovascular disease, which is the most common cause of death in the world. In this way, there is a big necessity to adopt effective interventions that reduce the number of people with this disease. An alternative is to follow the example of successful actions in other cities. So, the aim of this study was identify the control mechanism of patients with Systemic Arterial Hypertension in Barreiras city and the actions used to prevent the disease. A qualitative study was made, where data were collected by open interviews with nurses responsible for the control of hypertensive patients in the city (n=3). After the thematic content analysis, it was possible to observe that the control mechanism was organized in “diagnosis”, “registration”, “treatment” and “preventive actions”. Each one had own strategies that, together, promotes the cardiovascular complication reduction in the city.

Key words: Hypertension, Primary Health Care, Health Evaluation.

 

Introdução

O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de diversas substâncias no nosso organismo, sendo constituído por coração, vasos sanguíneos e sangue. O coração funciona como uma bomba que injeta o sangue nos vasos sanguíneos, fazendo-o circular por todo o corpo. A força exercida pelo sangue nas artérias é denominada Pressão Arterial e quando ela se eleva é nomeada Hipertensão Arterial.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão arterial é definida como a elevação crônica da pressão arterial sistólica (PAS) ou da pressão arterial diastólica (PAD), a níveis iguais ou maiores que 140 mmHg e 90 mmHg, respectivamente². Esta condição pode ocorrer em decorrência de diversas circunstancias como obesidade, inatividade física, fumo, ingestão de álcool, fatores psicológicos, certos traços de personalidade, estresse e genética.

Atualmente, a hipertensão arterial afeta aproximadamente um terço dos indivíduos em todo o mundo e por essa razão se constitui um dos mais importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Ela é responsável por 40% das mortes por AVE, 25% por doença arterial coronariana e, ainda, contribui em 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho.

Vale ressaltar que as doenças cardiovasculares correspondem à primeira causa de óbito em todas as regiões do país, sendo responsáveis por 31,8% do total de óbitos, 10% das internações e pela proporção mais alta de mortes prematuras. Além disso, quando não são letais, exercem forte impacto no estado de saúde, podendo levar à incapacidade física e a prejuízos no sistema de saúde e na sociedade, uma vez que diminuem a capacidade de produção do indivíduo e elevam os custos com tratamentos médicos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê, ainda, um crescimento da mortalidade por doença cardiovascular em todo o mundo, e que até o ano de 2040 o Brasil atingirá um incremento de 250%.

Grande parte desses casos, entretanto, poderia ser evitada, já que mais de 80% dos casos de doenças cardiovasculares estão associados a fatores de risco já conhecidos, tal qual a hipertensão arterial. Nesse contexto, existe a grande necessidade de adotar medidas de intervenção eficazes que venham a minimizar o número de pessoas com hipertensão arterial no Brasil e no Mundo. Uma alternativa para isso é se espelhar em ações desenvolvidas nos municípios do país que obtiveram sucesso.

Assim, o presente estudo objetivou identificar o mecanismo de controle dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica no Município de Barreiras, bem como as ações adotadas para a prevenção da doença.

 

Métodos e Sujeitos da Pesquisa

Trata-se de um estudo qualitativo do tipo caso, cuja pergunta norteadora é “Explique como é realizado o controle de pacientes com hipertensão arterial no município de Barreiras”.

Para alcançar os objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica pautada em artigos disponíveis em base de dados eletrônicas, usando como Descritores da Ciência da Saúde (DECS) “Hipertensão”, “Atenção primária à saúde” e “Avaliação em saúde”.

Atrelado a isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo no Hospital Dia e Ambulatório Municipal de Barreiras, localizado na Rua Aníbal Alves Barbosa, 370, Primavera, Município de Barreiras-BA.

Para a obtenção dos dados foi realizada uma entrevista aberta com as enfermeiras responsáveis pelo controle dos pacientes hipertensos no município de

Barreiras-BA (n=3). Cabe ressaltar que para ser incluso no estudo, era necessário que as enfermeiras trabalhassem no hospital onde foi realizada a pesquisa. Seriam excluídos todos aqueles que não fossem responsáveis pelo controle de pacientes hipertensos.

Tendo obtido os dados, a análise foi realizada por meio de análise de conteúdo.

Dado que os sujeitos do estudo são seres humanos, obedeceremos ao previsto na Resolução 196/96 do Ministério da Saúde do Brasil, garantido ao entrevistado a voluntariedade na participação e a possibilidade de interrupção da entrevista/pesquisa, a qualquer momento, sem penalidades e prejuízos.

 

Resultados

Ao analisar o mecanismo de controle dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica no município de Barreiras- BA observou-se que ele está dividido em dois componentes: as ações de controle propriamente ditas e as ações preventivas. As ações de controle, por sua vez, estão subdivididas em três outros componentes: diagnóstico, cadastramento e tratamento.

O diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica é realizado através da aferição da pressão arterial (PA) da população. Isto é feito por meio dos Agentes Comunitários de Saúde através de visitas domiciliares, ou nos próprios Postos de Saúde da Família (PSFs).

Tendo identificado algum paciente com a pressão arterial elevada, este será encaminhado a uma consulta médica no PSF. Confirmando o diagnóstico, terá inicio a etapa de Cadastramento. Este componente é realizado através do cadastro do paciente no Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus (HIPERDIA).

Feito isso, o paciente terá acesso ao tratamento da patologia, o qual se dá pela distribuição gratuita de medicamentos, acompanhamento ambulatorial e domiciliar. Vale ressaltar que os medicamentos disponíveis incluem: Hidrocloriazida, Propanolol, Captopril, Atenolol, Ninfedipina, Enalapril e Anlodipina.

Com relação às ações preventivas, são realizadas orientações sobre hábitos de vida saudáveis e campanhas periódicas nos PSFs.


Figura 1. Modelo lógico do controle de pacientes hipertensos no município de Barreiras-BA

Estas ações, que em conjunto promovem a redução das complicações cardiovasculares e da morbimortalidade por hipertensão arterial, estão descritas na Figura 1.

 

Discussão

Ao analisar o mecanismo de controle dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica no município de Barreiras- BA observou-se que ele está dividido em dois componentes: as ações de controle propriamente ditas e as ações preventivas. As ações de controle, por sua vez, estão subdivididas em três outros componentes: diagnóstico, cadastramento e tratamento.

Esta estrutura organizacional é semelhante à adotada no município de Recife-PE. A diferença está na existência de outro componente- o de referência e contra-referência-, o qual é composto pelo sistema de valores de referências para exames clínicos, laboratoriais e complementares.

No município de Barreiras-BA, entretanto, não existe a necessidade de tal componente, visto que o sistema de referências já está imbuído nos outros componentes.

Durante a realização do estudo, observou-se, ainda, que o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica é realizado através da aferição da pressão arterial da população. Isto é feito por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, através de visitas domiciliares, ou nos próprios Postos de Saúde da Família.

Estratégia semelhante a esta é desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde Estruturada do município de São Paulo(UBS-SP), onde a organização dos cuidados dirigidos aos pacientes portadores de doença crônicas apresentam duas situações principais: o atendimento não programático e o acompanhamento médico programático. O primeiro se dá pelo atendimento médico imediato aos pacientes que procuram o serviço sem consulta agendada e com queixa; já o segundo diz respeito aos atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar em visitas domiciliares. Em ambas as situações a aferição da pressão arterial é indispensável.

Existe, entretanto, uma falha nesta estrutura de diagnóstico, já que a consulta médica é realizada em poucos minutos. O tempo destinado não é suficiente para realizar alguns procedimentos essenciais, como a anamnese, exame físico, solicitação de exames laboratoriais, prescrição de medicamentos e informações sobre o controle da pressão arterial.

O mais efetivo, então, é a exposição da população a equipe multidisciplinar durante as visitas domiciliares. Isto faz com que o paciente e a comunidade tenha uma visão ampla do problema, dando-lhes motivação para aferir a pressão arterial regulamente.

Os resultados deste estudo esclarecem que após a confirmação do diagnóstico de hipertensão arterial, tem inicio a etapa de Cadastramento. Este componente é realizado através do cadastro do paciente no Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus (HIPERDIA).

O mesmo é feito na Unidade Básica de Saúde Estruturada do município de São Paulo(UBS-SP).

Este sistema de cadastro foi avaliado em alguns municípios do Estado do Rio de janeiro, o que evidenciou algumas dificuldades nesse plano. Os obstáculos apresentadas estão relacionadas com a falta de um grupo técnico responsável pelo HIPERDIA, falta recursos materiais, e ausência de informações para o uso deste sistema.

Após o cadastro no HIPERDIA, o paciente tem acesso ao tratamento da patologia, o qual se dá pela distribuição gratuita de medicamentos, acompanhamento ambulatorial e domiciliar. Vale ressaltar que os medicamentos disponíveis incluem: Hidrocloriazida, Propanolol, Captopril, Atenolol, Ninfedipina, Enalapril e Anlodipina.

No município de Recife-PE, o tratamento é efetuado da mesma maneira e apresenta um grau de implantação satisfatório. Os medicamentos disponibilizados também incluem hidroclorotiazida, propanolol e captopril.

Ainda que esse tratamento seja eficaz, a não adesão dos usuários hipertensos pode contribuir de forma significativa para o descontrole da HAS, constatando, assim, um desafio para os profissionais de saúde.

Esta ausência de adesão é justificada por dois fatos. O primeiro diz respeito aos pacientes não compreenderem totalmente as informações fornecidas pelo médico a respeito da importância do controle da hipertensão arterial sistêmica. Já o segundo está relacionado com a dificuldade dos pacientes terem acesso ao medicamento.

Em uma análise sobre avaliação da assistência ao paciente com diabetes e/ou hipertensão do Programa Saúde da Família do município de Francisco Morato-SP observou-se que os medicamentos prescritos não são compatíveis com os fármacos tomados pelos pacientes. Isto acontece devido à falta recorrente dos medicamentos que deveriam ser distribuídos gratuitamente.

Com relação às ações preventivas realizadas no município de Barreiras-BA, são feitas orientações sobre hábitos de vida saudáveis e campanhas periódicas nos PSFs. O mesmo ocorre no município de Recife-PE e São Paulo-SP.

Cabe ressaltar que estas ações envolvem não apenas a prevenção da doença propriamente dita como também o controle dos seus fatores de risco.

Tais ações preventivas são as atividades estratégicas prioritárias dos PSFs e são atribuições de todos os membros que integram a equipe de Saúde da Família.

 

Conclusão

Ao analisar o mecanismo de controle dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica no Município de Barreiras-BA, observou-se que ele está estruturado em quatro segmentos: “diagnóstico”, “cadastramento”, “tratamento” e “ações preventivas”. Cada um deles possui estratégias de ação que em conjunto promovem, de maneira eficaz, a redução das complicações cardiovasculares e da morbimortalidade pela doença no município.

 

Referências

1. Tortora GJ, Grabowski SR. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.

2. Borim FSA, Guariento ME, Almeida EA. Perfil de adultos e idosos hipertensos em unidade básica de saúde. Rev Soc Bras Clín Méd. 2011;9(2):107-11.

3. Fonseca FCA, Coelho RZ, Nicolato R, Malloy-Diniz LF, Silva Filho HC. A influência de fatores emocionais sobre a hipertensão arterial. J Bras Psiquiatr. 2009;58(2):128-34.

4. Correia BR, Cavalcante E, Santos E. A prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares em estudantes universitários. Rev Bras Clin Med. 2010;8(1):25-9.

5. Alvarez TS, Zanella MT. Impacto de dois programas de educação nutricional sobre o risco cardiovascular em pacientes hipertensos e com excesso de peso. Rev Nutr. 2009;22(1):71-9.

6. Magalhães MEC, Brandão AA, Pozzan R, Campana EMG, Fonseca FL, Pizzi OL, et al. Prevenção da hipertensão arterial: para quem e quando começar? Rev Bras Hipertens. 2010;17(2):93-7.

7. Barbosa MAR, Bona SF, Ferraz CLH, Barbosa NMRF, Silva IMC, Ferraz TMBL. Prevalência da hipertensão arterial sistêmica nos pacientes portadores de acidente vascular encefálico, atendidos na emergência de um hospital público terciário. Rev Bras Clin. Med. 2009;7(1):357-60.

8. Cesse EAP, Carvalho EF, Souza WV, Luna CF. Tendência da Mortalidade por doenças do Aparelho Circulatório no Brasil: 1950 a 2000. Arq Bras Cardiol. 2009;93(5):454-97.

9. Teixeira MNCT, Sachs A, Santos GMS, Asakura L, Coelho LC, Silva CVD. Identificação de Risco Cardiovascular em Pacientes Atendidos em Ambulatório de Nutrição. Rev Bras Cardiol. 2010;23(2):116-23.

10. Chagas ACP, Zilli EC, Ferreira JFM, Moretti MA, Ramos RF. Saúde cardiovascular do homem brasileiro - visão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. 2009;93(6):584-7.

11. Eyken EBBDV, Moraes CL. Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares entre homens de uma população urbana do Sudeste do Brasil. Cad Saúde Pública. 2009;25(1):111-23.

12. Costa JMBS, Silva MRF, Carvalho EF. Avaliação da implantação da atenção à hipertensão arterial pelas equipes de Saúde da Família do município do Recife (PE, Brasil). Ciênc Saúde Colet. 2011; 16(2): 623-33.

13. Sala A, Nemes Filho A; Eluf Neto J. Avaliação da efetividade do controle da hipertensão arterial em unidade básica de saúde. Rev Saúde Pública. 1996;30(2): 161-7.

14. Lyra Júnior DP, Amaral RT, Veiga EV, Cárnio EC, Nogueira MS, Pelá IR. A farmacoterapia no idoso: revisão sobre a abordagem multiprofissional no controle da hipertensão arterial sistêmica. Rev Latino-am. 2006;14(3):428-34.

15. Silva Junior I. Hipertensão Arterial Sistêmica na atenção básica – um desafio para a saaúde pública brasileira. 2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/cienciasartigos/hipertensao-arterial-sistemica-na-atencao basica-um-desafio-para-a-saudepublicabr asileira-1125352.html.

16. Chazan AC, Perez EA. Avaliação da implementação do sistema informatizado de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos (hiperdia) nos municípios do estado do rio de janeiro. Rev APS. 2008;11(1):10-6.

17. Lima HP, Santos ZMSA, Nascimento JC, Caetano Já. Adesão do usuário hipertenso ao tratamento e a interface com o saber sobre o agravo. Rev. Rene. 2010;11(2):170-8.

18. Paiva DCP, Sanches AAB, Escuder MML. Avaliação da assistência ao paciente com diabetes e/ou hipertensão pelo Programa Saúde da Família do Município de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Cad Saúde Pública 2006; 22(2):377-85.

19. Sales CM, Tamaki EM. A adesão ás medidas de controle da hipertensão arterial sistêmica: o comportamento do hipertenso. Cogitare Enferm. 2007;12(2):157-63.

 

 

Obs:

- Todo direito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.

- Publicado em 05/03/2013.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack