gototopgototop
Educação a Distância

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Artrose e os Benefícios que o Pilates pode Proporcionar Imprimir E-mail

Educação a Distância

Avaliação do Usuário: / 37
PiorMelhor 

 

O FisioWeb em Foco visitou novamente o Studio ALC Pilates, localizado no RJ e conversou com a Dra. Deise Ferreira de Lima Matos - Bacharel em Fisioterapia pela FRASCE, Instrutora de Pilates, com formação em RPG, Auriculoterapia, Acupuntura Craniana e Terapias manuais.

Nesta nova oportunidade, o FisioWeb em Foco procurou conhecer um pouco mais sobre os benefícios do Pilates para quem tem Artrose, confira:

 

FisioWeb em Foco – O que é Artrose?

Dra. Deise Matos - Artrose ou osteoartrose é o nome dado ao processo de degeneração (deterioração) da cartilagem, fazendo com que aja uma diminuição, podendo chegar à perda total, do espaço existente entre os ossos das articulações.

 

FisioWeb em FocoO que é cartilagem?

Dra. Deise Matos Cartilagem articular ou cartilagem hialina é uma estrutura que está presente nas extremidades ósseas das articulações. É um tecido composto principalmente fibras de colágenos tipo II, responsáveis pela resistência, os proteroglicanos (glicosaminas e condroitinas) responsáveis pela elasticidade. Todos os elementos estão mergulhados em água, que corresponde cerca de 85% do peso do tecido cartilaginoso e, por isso, ajuda na absorção de estresse mecânico e tração.

 

FisioWeb em FocoQual a função da cartilagem nas articulações?

Dra. Deise Matos As funções principais da cartilagem são: garantir o deslizamento das superfícies articulares entre si de maneira suave e sem atrito, suportar as pressões pelas articulações e a distribuir de maneira uniforme as pressões intra-articulares.

 

FisioWeb em FocoQuais articulações podem ser atingidas?

Dra. Deise Matos A artrose pode surgir em qualquer articulação, sendo as mais comuns: os dedos, os ombros, os quadris, os joelhos (também chamadas de gonartrose) e a coluna vertebral (também conhecidas como “bico de papagaio”), principalmente nas regiões cervical e lombar, por terem maior mobilidade.

 

FisioWeb em FocoSó há um tipo de artrose?

Dra. Deise Matos Elas podem ser classificadas em 2 grupos: primárias, são aquelas que se desenvolvem em pessoas que já tem uma pré-disposição genética, para alguns estudiosos; ou que tem uma pré-disposição imunológica, para outros estudiosos que acreditam ser uma patologia auto-imune. E as secundárias, são aquelas oriundas de alguns fatores como a idade, a obesidade, micro-traumas articulares de repetição, prática de esporte de alto impacto, sobrecargas de maneira geral e outros.

 

FisioWeb em FocoComo surge?

Dra. Deise Matos Em geral, com os impactos excessivos ou abruptos nas articulações vão desgastando a cartilagem, perdendo sua capacidade de absorver tais pressões até que se deteriorem por completo. Com isso, o espaço entre os ossos da articulação envolvida vai diminuindo, aumentando o contato entre as superfícies e esse atrito provoca o desenvolvimento de uma estrutura chamada de osteófitos, que é a formação de um novo osso na articulação afetada, podendo ser observada por exame simples de radiografia. Com o passar do tempo essa articulação pode perder a amplitude de movimento, apresentar deformidades expressivas e até mesmo tornar-se imóvel.

 

FisioWeb em FocoQuais os sinais e sintomas?

Dra. Deise Matos A dor é um sintoma marcante nos pacientes com artrose que pode ser de intensidades variadas dependendo do estágio da patologia, da época do ano, uma vez que se torna mais aguda nos dias de baixa temperatura conforme observam a maioria das pessoas. Além disso, pode-se ter uma crepitação audível (rangido) ou apenas palpável; sinais de inflamação como aumento da temperatura local e edema; dificuldades de realizar movimentos com a amplitude completa.

 

FisioWeb em Foco Como tratar?

Dra. Deise Matos Por ser uma patologia reumática, dá-se preferência pela procura de um reumatologista para que sejam realizados todos os exames necessários para o descarte de qualquer outra patologia reumática com sintomas semelhantes e inicie o tratamento clínico com medicamentos adequados em cada caso.

A fisioterapia é indica objetivando também a diminuição dos sinais e sintomas com o uso de todos os recursos terapêuticos existentes e a introdução de exercícios possíveis para o fortalecimento muscular e estabilização da articulação envolvida.

Tanto o médico como o fisioterapeuta dará orientações do que o paciente pode ou não fazer para evitar a piora dos sinais e sintomas e, conseqüentemente a contribuição da melhora dos mesmos.

Algumas pessoas que, por apresentarem um estágio muito severo da artrose, não respondem mais aos tratamentos convencionais e paliativos; para esses casos, existe a indicação de cirurgia para a colocação de uma prótese parcial (onde ocorre a substituição de apenas uma superfície óssea da articulação em questão) ou uma prótese total (onde a substituição é de toda a articulação envolvida). Então, após a liberação médica, o paciente precisa voltar às sessões de fisioterapia para que sua função seja restaurada.

 

FisioWeb em FocoComo o Pilates pode ajudar no tratamento?

Dra. Deise Matos Dentre os recursos terapêuticos da fisioterapia, o profissional devidamente habilitado, pode lançar mão do Método Pilates, para reabilitação desse paciente. Os exercícios devem sempre respeitar as limitações de cada um, como a amplitude e dores articulares, e a intensidade da resistência das molas a ser vencida quando forem utilizados os aparelhos ou faixas elásticas. É importante que o grupamento muscular em torno da articulação envolvida seja alongado e fortalecido na intenção de diminuir o contato entre as superfícies ósseas e, conseqüentemente, a pressão intra-articular e a dor.

No Pilates há vários exercícios que podem ser realizados sem sobrecarga, favorecendo com isso, a articulação atingida e facilitando a execução do movimento sem desconforto. O profissional deve está sempre atento e corrigir, sempre que necessário, a postura do aluno evitando compensações desnecessárias que podem prejudicar tanto a articulação em questão como qualquer outra.

 

FisioWeb em FocoQuando começar?

Dra. Deise Matos A melhor maneira de prevenir, retardar o surgimento das artroses e tratá-las é através atividades físicas. Quanto mais cedo a prática melhor. Pra quem é sedentário, principalmente, uma vez diagnosticada a artrose, o ideal é que se procure começar imediatamente ou assim que obtiver a liberação médica ou fisioterápica. Vale lembrar que há situações em que o melhor remédio é o repouso somado ao uso da medicação e as sessões de fisioterapia apenas, até que haja diminuição do quadro agudo de sinais e sintomas, para posteriormente iniciar a prática do Pilates ou qualquer outra atividade física.

 

Depoimento de uma Aluna:

Aluna Irene Alves – aluna do Studio ALC Pilates desde Fev/11 – cuja hipótese diagnóstica era gonartrose à direita, ou seja, artrose no joelho direito:

“Há 1 ano e 4 meses atrás resolvi freqüentar aulas de Pilates com a pura intenção de fazer uma atividade física, após pesquisar seus efeitos em relação à boa postura, fortalecimento muscular, etc. Durante a avaliação preliminar, relatei sintomas de dores constantes no joelho direito, porém jamais esperei resultados tão favoráveis. Após alguns meses de prática já não sentia dor alguma, podendo andar normalmente, subir e descer escadas, enfim, fazer as atividades do dia a dia sem qualquer dificuldade, o que não acontecia antes.”

 

 




Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

Deise Matos


Telefone: (21) 96445-3063

E-mail: fstdeisematos@gmail.com

- Aulas Especiais para 3ª idade - Alívio das Dores -
- Correção Postural - Fortalecimento Muscular -
e muito mais...

- Marque já uma Aula Experimental -


 


Reportagem por: Gilberto Fernandes.

Fotos por:
Alexandre Santos.

Modelo das fotos:
Irene Alves




Comentários 

 
0 #42 Deise Matos 19-07-2016 22:04
Citando Fatima aires:
Tenho artrose facetaria níveis L4-L5 e L5-SI, e também redução espaço discal L5-SI, e lordose lombar acentuada e escoliose lombar . iniciei tratamento com formula manipulada , condroitina, também tomo miosan. minha duvida é quanto execicios, quais devo fazer?


Boa noite, Fátima Aires!
Você pode um tratamento usando o Método RPG e em seguida o Pilates, de preferência com fisoterapeuta. Obrigada!
Citar
 
 
+1 #41 Deise Matos 19-07-2016 21:57
Citando Vera Lucia Rodrigues:
Olá sou Vera tenho artrose na coluna lombar e nos dois joelhos, não sei mais o que fazer porque estou com dores até na cervical, no ombro, e pescoço, não sei se é do mesmo problema ou estou com mais articulações comprometida.


Boa noite, Vera Rodrigues! Um caminho é procurar um(a) Fisioterapeuta e o outro caminho é buscar um(a) Reumatologista. Ambos farão avaliação direcionada para confirmar ou descartar hipóteses diagnóstica e estabelecerão o melhor programa de tratamento.
Se for do RJ, estou à disposição.
Citar
 
 
0 #40 Fatima aires 15-07-2016 16:52
Tenho artrose facetaria níveis L4-L5 e L5-SI, e também redução espaço discal L5-SI, e lordose lombar acentuada e escoliose lombar . iniciei tratamento com formula manipulada , condroitina, também tomo miosan. minha duvida é quanto execicios, quais devo fazer?
Citar
 
 
0 #39 Vera Lucia Rodrigues 28-03-2016 15:16
Olá sou Vera tenho artrose na coluna lombar e nos dois joelhos, não sei mais o que fazer porque estou com dores até na cervical, no ombro, e pescoço, não sei se é do mesmo problema ou estou com mais articulações comprometida.
Citar
 
 
+1 #38 Deise Matos 17-03-2016 18:30
Citando Márcia Fernandes:
Boa Noite! Tenho 57 anos, e descobrir uma coxoartrose desde 2009, mantenho atividade física 3 vezes na semana, hidroginástica, tomo glicosaminas e condroitinas regularmente Artrolive...


Oi, Márcia! É difícil responder sem avaliar e analisar os exames. No geral, dependendo do estágio da artrose e sintomatologia, é possível adiar ao máximo a artroplastia parcial ou total de joelho. Por outro lado, se já estiver muito avançado as chances só diminuem e a cirurgia, realmente, é a melhor opção. Fisioterapia especializada, Pilates, Hidro e perda de peso, além das medicações tende a diminuir os sintomas.
Citar
 
 
+1 #37 Márcia Fernandes 08-03-2016 20:53
Boa Noite! Tenho 57 anos, e descobrir uma coxoartrose desde 2009, mantenho atividade física 3 vezes na semana, hidroginástica, tomo glicosaminas e condroitinas regularmente Artrolive . Já fiz pilates mais parei, pois ficou caro conciliar as duas atividades. Fui a vários médicos e quase todos disse que no final terei que colocar prótese. Me recuso a colocar prótese, pergunto caso faça as duas atividades posso estabilizar a artrose do quadril no caso é o esquerdo, emagrecendo pois estou acima do peso e praticando pilates tem como preservar e não precisar operar. Obrigada. Gostaria de saber o seu endereço ou telefone. Obrigada.
Citar
 
 
0 #36 Deise Matos 02-02-2016 15:20
Citando Maria Inês Gomes:
Bom dia. Tenho 54 ano e tenho inicio de artrose na coluna, gostaria de saber qual atividade fisica mais adequada para fazer.
obrigada. aguardo resposta.


Olá!Desculpe da demora... No geral, além do Método Pilates, tem hidroginástica, natação, treinamento funcional, musculação,...Em todos eles a AVALIAÇÃO É IMPORTANTE, pra determinar se é o melhor momento para iniciar ou, se antes, o mais indicado seria fazer algum tratamento fisioterapêutic o para eliminar ou minimizar qualquer sintomatologia.
Citar
 
 
0 #35 Deise Matos 21-01-2016 17:46
Citando Bruna:
Bom dia.

Tenho 21 anos e devido a um trauma possuo artrose no tornozelo. Quando faço atividade física, percebo uma melhora na minha dor.
Começarei pilates com um fisioterapeuta porque ainda não consigo correr corretamente e o movimento do pé é limitado.
A minha dúvida é: você acredita que a partir do pilates conseguirei realizar minhas atividades mais normalmente? E será que posso forçar o alongamento tranquilamente sem que prejudique a articulação?

Obrigada.


Olá Bruna! Somente o fisioterapeuta que lhe atender vai poder responder a 1a pergunta, pois fará uma avaliação e irá detectar as disfunções articulares do tornozelo. Mas se, em fazer atividade física suas dores melhoram, há grande possibilidade de, sim, voltar as atividade mais normalmente. Quanto ao alongamento, certamente receberá orientação pra que o faça sem prejudicar a articulação.
Citar
 
 
+1 #34 Deise Matos 21-01-2016 17:42
Citando Neide de O. Vallis:
Tenho 53 anos e artrose na cervical, lombar e joelhos , já pratico Pilates a 1 ano e tenho muitas dores, o ortopedista disse que a natação é melhor ! Fiquei na duvida natação realmente é melhor que Pilates?


Oi Neide! Meu conselho é que converse com o(a) fisioterapeuta que lhe orienta no Pilates sobre a persistência das dores, pra que sejam revistos os exercícios, ou até mesmo, optar por suspender temporariamente o Pilates, e aplicar técnicas/métodos mais específicos para reabilitação e, só depois, voltar para o Pilates.
Citar
 
 
+1 #33 Bruna 20-01-2016 10:21
Bom dia.

Tenho 21 anos e devido a um trauma possuo artrose no tornozelo. Quando faço atividade física, percebo uma melhora na minha dor.
Começarei pilates com um fisioterapeuta porque ainda não consigo correr corretamente e o movimento do pé é limitado.
A minha dúvida é: você acredita que a partir do pilates conseguirei realizar minhas atividades mais normalmente? E será que posso forçar o alongamento tranquilamente sem que prejudique a articulação?

Obrigada.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack