gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
A Hidroterapia e seus Efeitos em Pacientes Portadores de Síndrome de Down E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 


The Hydrotherapy And Its Effects In Patients With Down's Syndrome

 

Trabalho realizado por:

Kamilla Soares Resende.

Contato: kamilla_resende@hotmail.com

Jose Valter F. dos Santos.

Contato: tivaltim@hotmail.com

* Fisioterapeutas, graduados pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Ji-Paraná, RO – Brasil.

 

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma anormalidade causada pela existência total ou parcial do cromossomo 21, sendo caracterizado por anormalidades no funcionamento do organismo, tendo como principal fator de risco de uma criança nascer com a SD é a idade materna. A hidroterapia é muito importante, pois a relação que existe da criança com o meio aquoso é muito eficaz, começando pela satisfação que a criança tem de estar na água podendo brincar, se movimentar livremente, levando em conta que é de suma importância a confiança no fisioterapeuta, assim livrando a criança de ansiedade e aflições.

Palavras-chave: Síndrome de Down, Criança, Hidroterapia, Fisioterapia.

 

Abstract

The Down's Syndrome (DS) is an abnormality caused by the existence of all or part of chromosome 21 and is characterized by abnormalities in the functioning of the body with the main risk factor for a child born with DS is the maternal age. Hydrotherapy is very important because the relationship between children and the aqueous solution is very effective, starting with satisfaction that the child must be in the water can play, move freely, taking into account that it is of utmost importance to confidence in physiotherapist, thus freeing the child's anxiety and distress.

Keywords: Down’s Syndrome, Child, Hydrotherapy, Physiotherapy.

 

Introdução

Em 1866 John Langdon Down, um médico inglês descobriu essa síndrome e a ela ele deu seu nome, em meados da década de 1950 ocorreram grandes avanços na metodologia da visualização cromossômica, foram permitidos estudos mais precisos dos cromossomos humanos, e em 1959 então foi confirmado que a síndrome de Down era de fato uma alteração no 21º par cromossômico.

A hidroterapia em pacientes portadores de Síndrome de Down é considerada desafiadora para os profissionais. A cada ano nasce uma criança em oitocentas com a SD. Ultimamente os portadores da SD estão vivendo mais e com uma qualidade de vida significante que pode ser referida tanto a procedimentos preventivos e até mesmo métodos de tratamentos.

A SD é considerada uma anomalia cromossomica, que é causada pela presença parcial ou total do cromossomo 21, essa síndrome é responsável por um terço das anormalidades que sao detectadasnos portadores de SD. Tendo o risco aumentado de ter um filho com SD a idade materna, baseando-se em 1/1.300 para mães com 25 anos de idade, 1/1.365 aos 35 anos de idade e 1/30 com mães de 45 anos de idade.

A maior característica da SD é a hipotonia muscular que tende para que a boca mantenha-se aberta e a língua protusa, tendo também exacerbada flexibilidade das articulações e frouxidão ligamentar. Sendo então o objetivo do tratamento por meio aquoso nos pacientes portadores de Síndrome de Down, de grande auxílio para esses pacientes em suas atividades de vida diária.

 

Desenvolvimento

A Síndrome de Down (SD) foi descoberta pelo médico inglês John Langdon Down, em 1866 e seu nome foi atribuído a essa síndrome, que só mais tarde em 1959 com o avanço da metodologia de visualização de cromossomos foi descoberta que essa patologia era uma alteração direta do 21º par cromossômico, tendo então esse o nome de trissomia do cromossomo 21.

A síndrome de Down é uma patologia genética que resulta em uma alteração no número de cromossomos, pois o ser humano contém 22 pares de cromossomos sendo então um fenótipo normal, quando ocorre essa alteração cromossômica no 21º par, sobe para 47 ao invés de 46 que é o seu normal. Ocorrendo então a trissomia do cromossomo 21, onde essa síndrome resulta da falta de divisão de uma célula afetando o 21º par de cromossomos. Originando se pré-zigoticamente no momento da meiose, devido ao erro que ocorreu na distribuição de um par de cromossômico. A SD é a causa cromossômica, mais comum que leva a um retardo mental de moderado ou até mesmo grave.

Os portadores da SD tem atraso no desenvolvimento, hipotonia, atrasos de motricidade fina e grossa, assim como o atraso na fala e no desenvolvimento cognitivo, dificuldade no controle postural, no controle antigravitacional, e no equilíbrio. Também tem a frouxidão ligamentar que desestabiliza as articulações. Encontra-se também tanto um atraso quanto uma imaturação na marcha, sendo caracterizada por persistência da base alargada e pés voltados para fora.

O diagnóstico clínico para SD é facilitado pelas características apresentadas pelos portadores da síndrome, apresentando face achatada, pele redundante na nuca, fendas palpebrais oblíquas para cima, tendo também displasia da pelve, clinodactotilia do quinto dedo, prega palmar única, ponte nasal baixa, orelhas pequenas e muito dobradas, maxilar e região malar achatados, as bochechas são arredondadas e os cantos da boca às vezes são inclinados para baixo. Apresentam também pescoço curto, o occipúcio é achatado, e as mãos e pés são curtos e achatados.

Cerca de 1a 2 crianças de 1.000 nascimentos, tem a Síndrome de Down, sendo a idade materna, a genética, e ovócitos imaturos, fatores aceitos como predisponentes para a SD. O diagnóstico de certeza é dado por um exame citogenético chamado de cariograma, onde esse exame diagnostica de fato se há ou não uma alteração cromossômica da criança ainda no período de gestação.

A hidroterapia tem se mostrado benéfica no tratamento de pacientes portadores de SD. Tendo ela propriedades físicas da água como, a viscosidade, peso, massa, flutuação, pressão hidrostática, turbulência e densidade relativa. No caso dos portadores de SD, essas propriedades juntamente com temperatura da água que também deve ser levada em conta, devido esses portadores apresentarem hipotonia muscular, que prejudicam no desenvolvimento motor e cognitivo não podendo então serem tratados em qualquer temperatura. A temperatura da água a ser utilizada no tratamento desses pacientes deve ser fria, onde promove benefícios tais quais como vasoconstrição periférica, bradicardia, adequação do tônus muscular, e sem contar a flutuação que faz com que o paciente tenha mais liberdade e facilidade de realizar os movimentos na hora do tratamento.

No tratamento aquático deve se considerar a avaliação em solo, observando a ADM, força muscular, nível de rigidez, estado funcional e mobilidade, de acordo com a idade de cada paciente. Antes que se inicie o tratamento é importante que o profissional explique bem todos os exercícios a serem realizados. No caso dos portadores de SD, eles apresentam hipotonia muscular, que pode ter um sistema vestibular sub-reativo, não tendo as informações do movimento corporal, como a de não portadores dessa síndrome, para a adequação do tônus é de suma importância usar manobras como a de rodar rapidamente enquanto na posição prono ou supino assim ativando a musculatura com mais eficácia, ensinar também os exercícios respiratórios (soprar quando a boca e o nariz estiverem imersos não puxando o ar), para que não haja sufocação ou medo pela parte da criança por estar na água e que seja ensinado e demonstrado caso aconteça, evitar a hiponatremia. A turbulência é complementar no tratamento hidroterápico para fins como o proprioceptivo, para o aumento de tônus, equilíbrio, reflexo de endireitamento, proteção, atenção e concentração.

O tratamento hidroterápico em pacientes portadores de Síndrome de Down tem como objetivo a adequação do tônus muscular, fortalecimento muscular, melhorar o desenvolvimento neuropsicomotor, equilíbrio, função respiratória, assim como tem um grande ganho na interação social.

 

Material e Métodos

Este trabalho foi realizado com base literária e bibliográfica com livros da Biblioteca Martinho Lutero do CEULJI/ULBRA de Ji-Paraná, tendo como base livros de Hidroterapia, Pediatria, Síndrome de Down, assim como as normas da Revista Fisioterapia em Movimento.

 

Conclusão

Sendo então o tratamento na hidroterapia para pacientes portadores da Síndrome de Down, se mostrado eficaz, para a finalidade da adequação neuropsicomotora, cognitivo, ganha de confiança e também convivo social, principalmente se for iniciado precocemente. Onde são precisos mais estudos tanto que comprovem, quanto mostrem novas técnicas que demonstre cada vez mais os benefícios da hidroterapia nesses pacientes.


Referência Bibliográfica

(1) Campion MR, Hidroterapia Princípios e Práticas – 1 ed. – SP: Manole, 2000.

(2) Griffiths AJF, Miller JH, Suzuki DT, Lewontin RC, Gelbart WM. Introdução à genética – 7.ed. – RJ: Guanabara Koogan, 2002.

(3) Porth, Carol Mattson. Fisiopatologia – 6. ed.- RJ: Guanabara Koogan, 2004.

(4) Jan Stephen Tecklinl. Fisioterapia Pediátrica – 3. ed.- Porto Alegre: Artmed, 2002.

(5) Vogel F, Motulsky AG. Genética Humana, problema e abordagens- 3. ed.- RJ: Guanabara, 2000.

(6) Nora, James J. Genética Médica - 2. ed. - RJ: Guanabara Koogan, 1991.

(7) Rowland LP. Merritt. Tratamento de Neurologia- 10. ed.- RJ: Guanabara, 2002.

(8) Eberhard Passarge. Genética, Texto e Atlas - 2. ed. - RS: Artmed, 2001.

(9) Siegfried M. Pueschel. Síndrome de Down, Guia para pais e colaboradores - 4. ed. - Papirus, 1999.

(10) Jorde Carey, Genética Médica - 2. ed. - RJ: Guanabara Koogan, 2002

(11) Maria Regina. - Genética Humana - 2. ed. - SP: Artmed, 2001

(12) Aires, Vera L.T, Práticas Pediátricas - 2. ed. - SP: Atheneu, 2006.

(13) Figueira, Fernando. Pediatria - 3.ed. - RJ: Guanabara Koogan, 2002

(14) Murahovschi J. Pediatria Diagnóstico + Tratamento- 2. ed. – SP: Sarvier, 2006.

(15) Ruoti, Richard G. Morris, David. M. Cole, Andrew J. Reabilitação Aquática-1.-ed. - SP:Manole, 2000

(16) Koury, James M. Programa de Fisioterapia Aquática – 1. ed. – SP:Manole, 2000.

 

 

Obs:

- Todo direito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.

- Publicado em 21/11/2012.

Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack