gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
A Fala do Corpo E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

 

Trabalho realizado por:

Prof. Blair José Rosa Filho.

 

Perceber a linguagem do corpo é uma condição para você reorganizar sua energia vital entrar em harmonia consigo mesmo e administrar o stress do dia-a-dia.

A Facilitadora Rachel Alves Miranda pensa que o Universo doou-nos várias ferramentas para a realização do nosso dia-a-dia.

A CINESIOLOGIA é uma dessas ferramentas, simples, tanto em sua aplicação quanto na obtenção dos resultados.

É importante que realizemos algo de bom, de bem e de belo para nós mesmos, reorganizando nossa energia vital, e estabelecendo em nós e através de nós um novo estado de saúde.

A CINESIOLOGIA proporciona condições favoráveis para que todos nós reencontramos o nosso equilíbrio e assim passemos a desfrutar de uma vida mais feliz, saudável, mais produtiva, superando da melhor maneira os obstáculos e tornando-nos mais vitoriosos em nossas conquistas.

A CINESIOLOGIA é realizada através de testes musculares e exercícios de correção, quando necessário.

Vamos começar pelo que é claro e objetivo neste assunto, há que ele parece ser confuso e subjetivo.

Dizer que o corpo fala é muito estranho, vem logo muitas perguntas à mente, como? De que maneira? Fala? Como pode o corpo falar?

Nós que buscamos uma forma de viver mais simples, equilibrada, harmoniosa, temos na Cinesiologia nossa grande aliada, o braço direito, a ferramenta preciosa para estabelecermos em nós a sintonia, interesse, confiança para firmarmos um novo estado de saúde.

E foi desta forma que algumas pessoas encontraram, criaram e adaptaram técnicas, métodos e assim nasceu a CINESIOLOGIA.

Precisamos assumir a responsabilidade de cuidar de nós mesmos, ensinar também a outros a se cuidarem.

Por isso a todos aqueles que estão lendo este texto agora, digo-lhes:

- SEJAM BEM-VINDOS!

A CINESIOLOGIA tem várias formas de ser realizada, seja em conjunto, onde atua um testador e um testado, ou através de simples exercícios e toques.

Quando atuamos em conjunto, o teste muscular é realizado através da tonicidade dos músculos. Ou seja, um músculo é chamado LIGADO se ele não se mover quando testado; e o testado permanecer numa postura relaxada; e não estar contendo sua respiração. Um músculo é chamado DESLIGADO se ele mover-se quando testado; mesmo se ele mover-se apenas um pouco; ou se o testado mudar a postura para conter o músculo na posição; ou se o testado conter sua respiração para manter o músculo na posição.

A diferença entre LIGADO e DESLIGADO dá-nos a percepção vital sobre a condição de equilíbrio energético que estamos checando.

Muitas coisas são auxiliares na obtenção de resultados no teste muscular:

1.  Ambos, testado e testador, devem estar relaxados e abertos para qualquer resultado. Lembrar que um teste muscular é uma procura de informação para o benefício do testado, não um teste de resistência ou competição.

2.  Ficar de pé em sua melhor postura. Não contrair ou recrutar outros músculos além do músculo que está sendo testado.

3.  Olhar para frente com olhos abertos. O testador move o braço a ser testado na posição e aguarda seis segundos antes de prosseguir com o braço.

4.  Use uma leve pressão regular (não mais que dois dedos o testador pode empregar). Sinta o músculo ligado.

5.  Respire continuamente; não contenha sua respiração. Uma boa idéia é o testador pressionar o braço como se o testando dissesse "empurre" lentamente. Isso ajuda o testado conscientemente a expirar e a relaxar enquanto o músculo está sendo testado.

6.  Em caso de dúvida sobre o resultado, o testado decide. Se o teste muscular é duvidoso, normalmente é uma boa idéia fazer o exercício de equilíbrio de energia indicado, em qualquer caso. Se o testado mudar de postura para prender seus braços, o músculo provavelmente está desligado.

7.  Se o músculo indicador está dolorido, considere-o estando desligado. Se a dor continua após se fazer os exercícios de equilíbrio de energia apropriados, use um músculo diferente, normalmente, o do outro braço.

 

COMO ISTO QUE VIMOS É POSSÍVEL?

Nós sabemos que somos energia, não é mesmo?

Então:

O QUE É ESSA ENERGIA E COMO PODEMOS ACESSÁ-LA?

Pense na luz elétrica. Quando você toca suavemente o interruptor da parede, a luz percorre alguns locais da casa. Como essa energia conseguiu ir para a lâmpada elétrica quando você tocou o interruptor? Como nós estamos totalmente cientes, eram fios elétricos correndo através da parede; embora você não possa vê-los. Nós temos circuitos energéticos similares em nosso corpo. Nós os chamamos de meridianos. Eles correm por todas as partes de nosso corpo, mas nós não podemos vê-los. Nós podemos acessá-los usando nossos próprios interruptores de energia, tocando, massageando, ou forçando certos pontos reflexos na superfície do nosso corpo.

Temos experimentado toda dor de um modo ou outro. Embora não gostemos da dor, a dor pode ser nossa amiga. Parece o interruptor da parede e a lâmpada elétrica, quando alguma coisa não está trabalhando apropriadamente, nosso corpo envia-nos mensagens de dor para alertar-nos para este fato. Se a lâmpada elétrica continua quando tocamos no interruptor, ou se permanece vacilante ou desligada, nós podemos dizer que há alguma coisa errada com a energia elétrica original da lâmpada elétrica. Similarmente, se nosso corpo está enviando uma mensagem de dor, sabemos que aquilo é alguma coisa necessitando de atenção para restaurar a ordem de trabalho própria.

Sempre tendemos a ignorar a dor ou cobri-la com remédios neutralizantes. Hoje poderemos aprender algumas técnicas simples que muitas vezes reduzirão ou eliminarão a dor balanceando a energia sutil que controla o corpo e a mente.

A dor é sempre causada por toda sorte de stress. Nós podemos usualmente classificar stress em uma ou quatro categorias:

  • Mental-Emocional;

  • Físico-Estrutural;

  • Químico;

  • Energético.

  • Stress Mental-Emocional pode ser experimentado em casa, no trabalho, no lazer3 etc; e pode resultar de ambos eventos perturbadores e excitantes, mas também de eventos desafiantes;

  • Stress Físico-Estrutural inclui balanço muscular e problemas posturais e muitas vezes resulta de esforços excessivos. Problemas no esqueleto são usualmente derivados de problemas musculares.

  • Stress Químico pode resultar daquilo que comemos, tomamos, fumamos, da carência de nutrientes essenciais e da poluição ambiental.

  • Stress Energético pode vir de luz fluorescente, de correntes elétricas e transformadores, de rádio e radar, de estações de transmissão, etc.

Alguns desses estressores podem transtornar a balanço do sistema de energia do corpo que controla e mantém nosso bem-estar corporal.

Essas formas de stress podem muitas vezes neutralizar o balanceamento da energia que flui em nossos corpos. Pois apenas a energia elétrica fornece luz para a lâmpada que pode ser controlada pelo interruptor colocado na parede, a energia flui em nosso corpo e pode ser controlada ou massagem em vários pontos do nosso corpo. Os nomes científicos para estes pontos são:

  • Reflexos Neurolinfáticos;

  • Pontos de reflexos neurovasculares e

  • Pontos de Acupuntura.

Estes pontos de ação muito parecem circuitos de onda. Esfregando-os, ou tocando-os, devolve-se rapidamente, aos circuitos, a energia que consegue fluir de novo apropriadamente.

Estas técnicas são derivadas do conceito da pesquisa científica básica do balanceamento de energia desenvolvido pela Cinesiologia Aplicada e o Toque para a Saúde, que faz uso dos vários tipos de pontos de controle de energia vital. Estes exercícios são baseados em cinco anos de trabalhos com muitas pessoas.

Em nossos corpos corre energia. O bem-estar do nosso corpo depende de um balanço energético próprio para suas várias funções. Quando a energia flui livremente e constantemente por todas as partes do nosso corpo, experimentamos vitalidade, vivacidade e bem-estar. Quando o fluxo de energia bloqueia, devido a várias causas de stress, ocorrem desequilíbrios desenvolvidos onde algumas áreas têm muita energia e outras, nenhuma. Muitos problemas com a estrutura do corpo e dores musculares, incluindo limitada região de movimento e, também, muitos problemas funcionais, estão associados com o desequilíbrio energético. Problemas com coordenação, leitura, escrita, bloqueio de memória, dislexia, etc. refletem um problema de balanço de energia do cérebro. Corrigindo esse desequilíbrio energético pode-se muitas vezes prover considerável alivio.

A energia corporal que flui é controlada pelo sistema de meridiano, descoberto centenas de anos atrás pelos acupunturistas chineses que mantinham o bem-estar de seus pacientes. Eles eram hábeis em amparar um extenso sistema de meridianos e pontos de acupuntura, que estende-se sobre a superfície do corpo inteiro.

Os pontos de acupuntura estão colocados ao longo dos meridianos e representam os locais onde os fluidos de energia do meridiano são modulados e controlados. O próspero uso da acupuntura por um longo período de tempo no Oriente e, muito recentemente este país, atesta empiricamente a função e localização dos meridianos.

Os cientistas modernos observam os meridianos e pontos de acupuntura usando marcas radioativas, esquemas de medidas elétricas, cuidadoso exame citológico no microscópio, e acharam-nos localizados exatamente como descrito pelos tradicionais acupunturistas. Além disso, exames citológicos mostraram que os meridianos são minúsculos dutos que transportam fluidos contendo DNA, RNA, aminoácidos, horm6nios e muitas outras substâncias, geralmente em maior nível do que os encontrados na corrente sangüínea.

Todo músculo e órgão do corpo são associados a um meridiano. Se há um desequilíbrio energético em um músculo ou órgão, lá estará o correspondente desequilíbrio energético associado ao meridiano. E, por outro lado, se há um desequilíbrio energético num meridiano em particular, lá estará um desequilíbrio energético correspondente em um ou mais dos músculos e órgãos associados aos meridianos.

Os meridianos são intrincadamente interconectados, tais que o desequilíbrio energético num meridiano pode afetar o balanço energético de todo sistema de meridianos, e assim o balanceamento energético do corpo inteiro. Isto é porque vemos o corpo como um todo, enquanto estamos balanceando as energias do corpo, ao contrário de olharmos somente para um músculo particular ou órgão que parece estar com problema.

Muitas técnicas para balanceamento energético do corpo têm sido descobertas e usadas com sucesso. Muitas vezes essas técnicas fazem uso dos reflexos; isto é, eles criaram uma mudança no balanceamento energético pelo toque, pressão, ou massagem locais no corpo pela remota localização aparente do problema. A reflexologia do pé, um sistema que usa reflexos nos pés para provocar mudanças em outras partes do corpo, é uma das melhores formas conhecidas da reflexologia, mas há muitas outras.

Por volta de 1960, Dr. George Goodheart desenvolveu um caminho para balancear a energia de músculos e meridianos usando os reflexos Neurolinfáticos, originalmente descobertos em 1930 por Dr. Frank Chapman e os reflexos neurovasculares, originalmente descobertos por Dr. Benet também em 1930. Dr. Goodheart chamou esta nova ciência da cura de CINESIOLOGIA APLICADA. Nos últimos 25 anos seguintes, a Cinesiologia Aplicada tem crescido dentro de um ampliado sistema básico de cura com muitas aplicações. O jornal de pesquisas publicado pela Internacional College of Aplied Cinesiologia consiste de centenas de cuidadoso estudos científicos documentados sobre a eficiência da Cinesiologia Aplicada.

Com encorajamento do Dr. Goodheart, Dr. John Thie introduziu Toque para Saúde, baseado na concepção da Cinesiologia 'Aplicada adaptado para pessoas leigas usarem, no ano de 1970, através da publicação do livro TOQUE PARA SAÚDE. Dr. Thie levantou a Fundação Touch for Health para prover aulas e uma cadeia de programas em rede dando instruções a pessoas interessadas em Toque para Saúde. O livro, desde então, tem sido traduzido em 8 línguas e tem sido ensinado em 15 países.

Nossos corpos são excelentes auto curadores, dando os nutrientes próprios e oportunidade de descanso. Experimentamos isso todo tempo, cortando nosso dedo, ou ficando com frio. Pelo balanceamento das energias dos meridianos podemos, além' disso, enriquecer' 'a 'habilidade de autocurar-se. Nossos corpos têm uma inteligência inata que regula seu estado de equilíbrio, para manter a operação própria a todas as nossas funções corporais sem intervenção de nossa consciência.

O Balanceamento Energético é um novo estimulador e rapidamente expande a ciência da cura, que oferece novos caminhos para tratar-se do stress e da dor, e curar nossos corpos e mentes.

 

O QUE SE PODE FAZER A RESPEITO DO STRESS

1 - Manter-se em contato com suas emoções e sentimentos;
2 - Não negar seus sentimentos;
3 - Responsabilizar-se por suas próprias ações e emoções;
4 - Ver que as pessoas são apenas espelho;
5 - Procurar as preferências para elevar o nível de produção emocional;
6 - Usar as afirmações com o Exercício de Relaxamento do Stress;
7 - Lembrar que há dois lados em toda moeda;
8 - Dar às outras pessoas a oportunidade de ser o que elas quiserem;
9 - Não jogar o jogo do "certo-errado";
10 - Lembrar que você é belo, amável e capaz de ser apenas o que você é.

 

Alguns exercícios de relaxamento do stress

 

Levemente, toque as duas saliências frontais na testa, diretamente acima dos olhos (sobre uma polegada abaixo da linha de cabelo normal) com os dedos.

Sinta seu corpo relaxando, enquanto você continua a manter seus dedos levemente nesses pontos de "Relaxamento do Stress".

Se você sabe qual é a causa do stress, pense sobre esta situação enquanto faz o relaxamento. Corra, através de sua mente, todos os aspectos da situação de que você pode lembrar-se, o que está acontecendo, e como você sente isto. Não tente resolver o problema; apenas estar ciente de como você se sente.

Se você está preocupado com um evento futuro, reveja suas ansiedades e expectativas, e então reveja a situação novamente, enquanto vê a si mesmo, desempenhando-a das mais efetivas maneiras possíveis.

Exercício de
Relaxamento do Stress


fig01_blair_080600

 

Exercício de Balanceamento
Básico de Músculo Reativo

 

Brevemente exercite os músculos que estão doloridos e limitados na região do movimento.

Coloque os cinco dedos de uma mão em torno do umbigo com o polegar diretamente sobre o umbigo.

Faça uma massagem profunda com o polegar e os dedos em volta do umbigo, apertando e na mesma rotação, enquanto levemente toca os pontos de Relaxamento de Stress sobre a fronte com a outra mão.

Certamente você estimula sua pele e não apenas sua roupa.

fig02_blair_080600

 

Exercício de Balanceamento
Básico para Músculo Congelado

Coloque a almofada do polegar sobre a unha do indicador e levemente toque os pontos de relaxamento de stress sobre a fronte com o dedo médio e o anelar, usando ambas as mãos.

Visualize os músculos tensos relaxando.

fig03_blair_080600

 

Exercício Básico
de Balanceamento Estrutural

Coloque a almofada do dedo polegar sobre a almofada do dedo indicador, e coloque a almofada do dedo médio sobre a unha do dedo indicador, então, levemente, toque os pontos de relaxamento de stress sobre a fronte com esses dedos, usando ambas as mãos. Visualize as áreas doloridas relaxando.

fig04_blair_080600

 

Exercício para dor de cabeça

Fique ereto, deixe suas mãos ao lado de suas pernas e modele ligeiramente uma concha com suas mãos, toque a lateral de sua perna com seu dedo médio.

Use uma pressão moderada, procure um ponto sensível ou frágil nessa área. Isto pode significar uma pequena procura, mas o ponto estará lá.

Uma vez que você tenha encontrado um ponto sensível ou frágil em um ou ambos os lados, massageie aqueles pontos, com uma ou duas pontas dos dedos, com uma pressão firme até a dor de cabeça ir embora.

Concentre-se no desaparecimento da dor de cabeça, enquanto esfrega os pontos.

É bom esfregar um lado de cada vez.

Pode ser suficiente esfregar apenas um lado.

fig05_blair_080600

 

Exercício para relaxamento do músculo do pé

fig06_blair_080600

fig07_blair_080600

1. Empurre para junto do músculo central da sola do pé a barriga da sola do pé. 2. Então, estique os músculos do dedo do pé e o calcanhar, em direções contrárias.
Repita no outro pé.

 

 

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo é de seu autor.

- Publicado em 08/06/00.

Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack