gototopgototop

Referência em Fisioterapia na Internet

Referência em Fisioterapia na Internet

Buscador - Artigos

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Abordagem da Fisioterapia Respiratória na UTI E-mail
Avaliação do Usuário: / 7
PiorMelhor 

 

Trabalho realizado por:

Fabiane Eckstein Larroyd
Regiane Pereira
Mariana Schubert
Suely de Fatima Raupp


Contato: su_nica@hotmail.com

* Alunas do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

 

Resumo

A insuficiência respiratória aguda (IRpA)  tem grande incidência dentro da unidade de terapia intensiva (UTI), sendo sempre a consequência de uma doença de base. O manuseio imediato ocorre através da intubação traqueal e do uso da ventilação mecânica invasiva (VMI) como suporte de vida nos pacientes com sofrimento ventilatório. Apesar de ser uma intervenção necessária, a ventilação mecânica  pode induzir a complicações que aumentam a morbimortalidade do paciente, necessitando abreviar  o tempo de permanência, restabelecendo a ventilação espontânea tão logo seja possível. A fisioterapia respiratória tem papel importante dentro das Unidades de Terapia Intensiva, atuando com manobras de higiene brônquica, realizando aspiração traqueobrônquica, programando e atuando em protocolos de desmames, promovendo a adaptação do paciente á ventilação espontânea. O presente trabalho relata um estudo de caso ocorrido dentro da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Regional de São José durante estágio do curso de fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), enfatizando a atuação e importância do fisioterapeuta na prevenção e redução de complicações oriundas da IRpA.

Palavras chave:
Insuficiência respiratória aguda, fisioterapia, UTI

1. Introdução

A insuficiência respiratória (IR) pode ser definida como a condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica, ou ainda a incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico.

A IR pode ser classificada quanto à velocidade de instalação, em crônica e aguda. Quando as alterações das trocas gasosas se instalam de maneira progressiva ao longo de meses ou anos, estaremos diante de casos de IR crônica. Nessas situações, as manifestações clínicas podem ser mais sutis e as alterações gasométricas do equilíbrio ácido-base, ausentes. Na IR aguda, a rápida deterioração da função respiratória leva ao surgimento de manifestações clínicas mais intensas, as alterações gasométricas do equilíbrio ácido-base, alcalose ou acidose respiratória. Seu diagnóstico clínico é confirmado por meio da gasometria arterial e pode ser classificada como hipoxemica ou hipercapneica.

A insuficiência respiratória aguda tem grande incidência dentro da unidade de terapia intensiva, sendo sempre a consequência de uma doença de base, cujo tratamento é fundamental para sua resolução, podendo se instalar de forma brusca, o que, geralmente, coloca em risco a vida dos pacientes.

Em casos de IRpA, o manuseio imediato ocorre através da intubação traqueal e do uso da ventilação mecânica invasiva (VMI) como suporte de vida nos pacientes com sofrimento ventilatório.

A utilização de uma via aérea artificial é frequentemente indicada para pacientes com diminuição importante do nível de consciência, trauma facial ou oral, secreção respiratória intensa e falência respiratória, e naqueles com necessidade de aspiração.

Apesar de a VMI ser uma alternativa comumente empregada nas UTI, sua utilização predispõe riscos aos pacientes. As complicações relacionadas ao seu uso incluem lesão traqueal, barotrauma e/ou volutrauma, diminuição do debito cardíaco e toxicidade pelo uso do oxigênio. Além disso, pacientes em VMI tendem a acumular secreções respiratórias devido a tosse ineficaz, em detrimento do não fechamento da glote e prejuízo no transporte do muco pela presença do tubo traqueal(6).

A retenção de secreções traqueobrônquicas impedem a oxigenação e ventilação adequadas comprometendo a saturação de oxigênio e contribuindo para episódios de hipoxemia, atelectasia e pneumonia associada ao ventilador.

Apesar de ser uma intervenção importante no paciente com IrpA, a ventilação mecânica  pode induzir a complicações que aumentam a morbimortalidade , tornando-se necessário abreviar o tempo no qual o paciente se encontra sob ventilação artificial invasiva, restabelecendo a ventilação espontânea tão logo seja possível.

Para que se obtenha um desmame com sucesso é necessária avaliação do paciente quanto à resolução ou melhora da causa da falência respiratória, suspensão ou redução significativa de drogas sedativas e bloqueadores musculares, estado normal de consciência, estabilidade hemodinâmica. Outros fatores que aumentam de sucesso na decanulação incluem a estabilidade do paciente, ausência de secreções em quantidades que possam comprometer o padrão respiratório, capacidade de deglutição na ausência do cuff sem sinais de broncoaspiração.

A fisioterapia tem sido cada vez mais solicitada nas Unidades de Terapia intensiva, onde sua atuação é de fundamental importância, pois garante contribuição valiosa ao tratamento global do paciente.  A fisioterapia respiratória está indicada para pacientes preconizando minimizar a retenção de secreção pulmonar, melhorar a oxigenação, e principalmente promover a redução do tempo de intubação.

A Fisioterapia Respiratória (FR) tem importante papel no tratamento de pneumopatias, fazendo uso das terapias de higiêne brônquica (HB) em casos de hipersecreção, com algumas técnicas denominadas convencionais e outras inovadoras.     

Atua principalmente quando patologias de gênese hipersecretivas estão envolvidas, ou quando disfunções neuromusculares tornam a tosse ineficaz. Todas objetivam prevenir ou reduzir as conseqüências mecânicas da obstrução, como hiperinsuflação, má distribuição da ventilação pulmonar, entre outras, aumentando a clearance mucociliar da via aérea.

O termo desmame refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea, nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas.  Esse processo pode ser do tipo abrupto, que consiste em extubar o paciente que não apresenta complicações pulmonares e com condições clinicas e gasométricas estáveis a baixa dependência de suporte.

2. Materiais e Métodos

Trata-se do relato de caso de um paciente em atendimento na Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Regional de São José durante estágio da disciplina de UTI do curso de fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Os dados do paciente foram colhidos em prontuário médico da Unidade de Terapia Intensiva do hospital Regional de São José.

Para avaliação foram utilizados os seguintes materiais: estetoscópio BD, monitores de sinais vitais e ventilação mecânica.

O atendimento ocorreu no período de 28/09/2011 a 06/10/2011, totalizando seis atendimentos. Foram realizadas sessões diárias, com duração de 50 minutos cada, onde foi preconizada a fisioterapia respiratória com manobras de higiene brônquica (Vibrocompressão e AFE) associada à aspiração endotraqueal aberta. Durante os atendimentos foram tomados todos os cuidados necessários com utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sondas e luvas estéreis para aspiração, além de higiene recomendada após procedimento.

3. Casuística

V.S. 52 anos, sexo masculino, afrodescendente, foi internado na UTI, do Hospital Regional de São José dia 14/09/2011, sedado, ventilando em AMBU com TOT (Tubo orotraqueal), acesso venoso SCD, SNE e SVD. Tomografia de crânio realizada dia 11/09, indicou normalidade.  Apresentava histórico de etilismo (1l/dia), tabagista e Tuberculose com tratamento irregular.  Diagnóstico clínico de episódio súbito de rebaixamento do nível de consciência e hemiparesia D, evoluindo com insuficiência respiratória aguda.

3.1. Avaliação fisioterapêutica

Paciente letárgico, corado, em Ventilação mecânica invasiva, modo controlado (PC 14, VC 600, PEEP 16, FiO2 0,7 > SO2 98%); Sinais vitais: PA 141X 12mmHg; Frequência cardíaca: 107 bpm; Frequência respiratória: 32ipm; Gasometria: PH 7,49, PCO2 41, PO2 153, HCO3 31, BE 7, SpO2 99%. Em infusões fazia uso de noradrenalina e antibiótico metronidazol.

O paciente apresentou edema em membros inferiores e superiores, redução da temperatura nas extremidades, com cianose discreta, distensão abdominal, tônus hipotônico em lado direito, negligência do lado afetado (MSD e MID). Em ausculta pulmonar murmúrio vesicular reduzido, presença de muitos roncos difusos e sibilos.

4. Resultados e Discussões

Manobras de higiene brônquica são termos utilizados para denotar um conjunto de técnicas fisioterapêuticas não invasivas, que têm como principais objetivos o desprendimento e a mobilização de secreções. Essas manobras favorecem o desprendimento das secreções desde os segmentos bronco-pulmonares distais até os grandes brônquios, para uma melhor expulsão, promovendo a limpeza das vias aéreas respiratórias e melhora da troca gasosa, além de prevenir e minimizar complicações decorrentes das pneumopatias.

Uma grande variedade de técnicas de clearence das vias aéreas vem sendo desenvolvida, todas com o mesmo objetivo: reduzir a progressão da doença respiratória, otimizando os mecanismos de clearence mucociliar e facilitando a expectoração incluem a vibrocompressão toracica, AFE, aspiração traqueal, dentre outras.

O aumento do fluxo expiratório (AFE) consiste em uma manobra que associa a compressão do tórax e do abdome, tem a finalidade de aumentar o fluxo aéreo expiratório, para deslocar secreções brônquicas por aumento brusco do fluxo expiratório.

Os principais objetivos da técnica de aceleração do fluxo aéreo (AFE) são de deslocar, mobilizar e eliminar secreções traqueobrônquicas. Essa técnica, também é indicada em sequelas pulmonares pós-cirúrgica e problemas respiratórios de origem neurológica ou traumática, sempre que a secreção for um fator agravante e mostrou gerar grandes benefícios para a higiene brônquica de pacientes sob ventilação mecânica.

Vibração é uma técnica realizada por movimentos oscilatórios aplicados manualmente sobre o tórax, através da tetanização de músculos agonistas e antagonistas do antebraço que com sinergia com a palma da mão aplicam a vibração sobre o tórax do paciente preferencialmente no final da expiração.  Consiste em movimentos rítmicos, rápidos, capazes de produzir uma vibração em nível bronquial, a sua intensidade varia de 20 a 25 Hertz.

O objetivo da técnica de Vibrocompressão, é promover o descolamento e deslocamento das secreções das vias aéreas periféricas para as vias aéreas centrais por meio do tixotropismo e pelo aumento do transporte mucociliar que a técnica pode gerar.

Em ausculta pulmonar diária, observou-se além de murmúrio vesicular positivo bilateral em ápices e bases, a presença de grande quantidade de roncos e sibilos, foram aplicadas técnicas de higiene brônquica buscando mobilizar, deslocar as secreções traqueobrônquicas apresentadas, complementando as manobras, foi realizada aspiração endotraqueal.  Após a aspiração de grande quantidade de secreção, o paciente se mostrou mais tranquilo e corado, a saturação de oxigênio elevou-se de 95% a 98%, reavaliada a ausculta pulmonar observou-se apenas murmúrio vesicular. Os pacientes dependentes de ventilação mecânica invasiva necessitam da associação destes métodos, considerando que a presença aérea artificial endotraqueal além de comprometer a clearance mucociliar, prejudica o ato de tossir.

A aspiração traqueobrônquica é um recurso mecânico amplamente utilizado na rotina hospitalar de unidade de terapia intensiva, em pacientes de leito hospitalar que não conseguem expelir voluntariamente as secreções pulmonares. Procedimento invasivo, utilizado pela fisioterapia respiratória, objetiva remover secreções traqueobrônquicas e orofaríngeas, favorecendo melhora na permeabilidade de vias aéreas, consequentemente, melhorando ventilação pulmonar. Indicada à pacientes que não conseguem tossir ou expelir naturalmente o acúmulo de secreção pulmonar, como pacientes em coma, politraumatizados, com doenças pulmonares, traqueostomizados ou com tubo endotraqueal.

A aspiração endotraqueal é uma técnica, onde ocorre aspiração das vias aéreas superiores, através de uma sonda estéril, visando remover as secreções retidas nessa região, tem como objetivo manter as vias aéreas permeáveis, prevenir infecções, promover trocas gasosas, incrementar a oxigenação arterial, melhorando, assim, a função pulmonar.

O procedimento de aspiração expõe a sérios riscos, especialmente em pacientes sob ventilação mecânica, devendo ser cuidadosa para evitar complicações sérias como hipoxemia, atelectasia, arritmia e pneumonia, entre outras.

A hiperoxigenação com FiO2 dobrada ou elevada a 100% associada à hiperinsuflação com volume corrente 50% maior que o basal durante três a seis ciclos respiratórios foram as técnicas mais estudadas para prevenir a hipoxemia durante a aspiração.

Alguns autores falam da importância desse procedimento, uma vez que, durante esse processo, ocorre irritação nas vias aéreas com consequente estimulação vagal, causando broncoespasmo, redução da oferta de oxigênio aos pulmões e microatelectasias. Assim sendo, a hiperoxigenação ajuda a prevenir esses acontecimentos durante a aspiração.

Entretanto, a concentração muito elevada de oxigênio pode levar a efeitos tóxicos, como alterações da fisiologia normal, depressão da respiração, diminuição do débito cardíaco, vasodilatação pulmonar, vasoconstrição sistêmica, alteração da formação de surfactante, efeitos citotóxicos e traqueobronquite.

Para evitar os riscos conhecidos, primeiramente o paciente foi conscientizado sobre o procedimento, prevenção da hipoxemia, a FiO2 foi elevada à 100%, e a aspiração só foi realizada após o ciclo estar completo, além disso, entre cada aspiração a conexão paciente/ VM era reativada. Durante a aspiração, a SpO2 apresentou pequena queda, em torno de 2% retornando ao valor normal ao final da aspiração, sem qualquer outra alteração hemodinâmica relevante.

Acredita-se que a higiene brônquica proporciona melhora na mecânica respiratória através do aumento da complacência pulmonar dinâmica (Cdyn) e diminuição da resistência do sistema respiratório (5,6). Hodgson e col. avaliaram a técnica de Higiene Brônquica (H.B.) em 18 pacientes com VMI comparando com aspiração traqueal isolada. A Cdyn aumentou em 30% apos a técnica de HB e maior volume de secreção pulmonar foi removido apos a sua realização(7). Em contrapartida, Unoki e col. não encontraram diferença estatisticamente significativa ao comparar técnicas manuais aplicadas sobre o tórax com a aspiração traqueal isolada em pacientes que estavam em VMI(8).

O termo desmame refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h, esse processo pode ser do tipo abrupto, método que consiste em extubar os pacientes que não apresentam complicações pulmonares e com condições clínicas e gasométricas estáveis a baixa dependência de suporte. Caso resida duvidas da capacidade respiratória voluntária se deve realizar teste em tubo T ou pressão positiva continua nas vias aéreas (CPAP) por trinta minutos, deve-se extubar caso não ocorra significativas alterações hemodinâmicas.

Para que se ocorra um desmame com sucesso, merece atenção à necessidade de sedação, o tempo de ventilação mecânica, insuficiência respiratória aguda ou crônica, presença de obstrução da via aérea, enfim, todos os problemas precisam estar sanados e a via aérea superior deve estar restaurada para a passagem de fluxo aéreo. É fundamental a estabilidade hemodinâmica do paciente, a ausência de secreções em quantidades que possam comprometer o padrão respiratório, o desmame total do respirador, a capacidade de deglutição na ausência do cuff sem sinais de bronco aspiração. O paciente deve ser capaz de respirar por via aérea superior sem qualquer sinal de obstrução ou resistência.

Define-se sucesso do desmame a manutenção da ventilação espontânea durante pelo menos 48 h após a interrupção da ventilação artificial. Considera-se fracasso ou falência do desmame, se o retorno à ventilação artificial for necessário neste período.

No HRSJ não existe ainda um protocolo do processo de desmame que respeite a necessidade e as condições particulares de cada paciente, o método abrupto é utilizado para todos os casos indiscriminadamente. Dia 30/10 o paciente se encontrava em VMI modo controlado, foi colocado em pressão de suporte, apresentando boa tolerância. Apesar do paciente ainda encontrar-se hipersecretivo optou-se por realizar a extubação dia 03/10, e adaptar o paciente em macronebulização, a gasometria arterial colhida foi de; Ph 7.43, PO2 42, PO2 163, HCO3 28, BE 4, SpO2 99%. Dia 4/10 o paciente se encontrava com FC 141 bpm, Fr 34 ipm, gasometria arterial ph 7,49, PCO2 41, PO2 153, HCO3 31, BE 7,00, SpO2 98%, excesso de secreção, respiração paradoxal tóraco abdominal, sudorese e taquicardia. Devido as alterações hemodinâmicas apresentadas, o desmame foi considerado fracassado, e o paciente voltou a VMI, onde permaneceu por período de 24 horas. Sofreu outra tentativa de desmame, desta vez, com sucesso, e recebeu alta da UTI, dia 6/10.

5. Conclusão

Para o sucesso do desmame antes de tudo é necessário que o hospital insira um programa de retirada gradual do suporte, além do acompanhamento cuidadoso do doente por uma equipe médica e fisioterapeutica, capaz de indicar ou contra indicar um desmame, usando parâmetros e bom senso, e métodos que proporcionem conforto, evitando ansiedade excessiva, preparando o sistema respiratório para o retorno á independência ventilatória.

A fisioterapia tem se demonstrado imprescindível na equipe de UTI, avaliando o paciente na possibilidade de desmame, prevenindo a insuficiência respiratória pós extubação, utilizando recursos disponíveis para liberação de vias aéreas, prevenção de problemas motores oriundos da imobilidade no leito.

6. Referências Bilbiográficas

01. ALVES DSS, MAGUETA AC, BASTOS E. Intubação traqueal. In: Knobel E.         Terapia intensiva-enfermagem. São Paulo: Atheneu; 2005.
02. GAYAN-RAMIREZ G, DECRAMER M - Effects of mechanical ventilation on diaphragm function and biology. Eur Respir J, 2002;20:1579-1586.
03. STILLER K - Physiotherapy in intensive care: towards and evidence-based practice. Chest, 2000;118:1801-1813.
4. SCANLAN CL, MYSLINSKI MJ. Terapia de higiene brônquica. In: Scanlan CL, Wilkins RL, Stoller JK. Fundamentos da terapia respiratória de Egan. 7a. ed. São Paulo: Manole; 2000.
5. SEPULVEDA MBF. Fisioterapia respiratória em UTI. In: Knobel E. Condutas no paciente grave. 2a. ed. São Paulo: Atheneu; 1998.
6. JUDSON MA, SAHN SA - Mobilization of secretions in ICU patients. Respir Care, 1994;39:213-226.
7. DAVID, C. M. N. et al. (Org.). Complicações da ventilação mecânica. II Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica. Jornal de pneumologia. São Paulo, v. 26, supl. 2, p. 45-62, maio, 2000.
8. UNOKI T, KAWASAKI Y, MIZUTANI T ET AL – Effects of expiratory rib-cage compression on oxygenation, ventilation, and airway secretion removal in patients receiving mechanical ventilation. Respir Care, 2005;50:1430- 1437.
9. COSTA, D. Fisioterapia respiratória básica: São Paulo: Atheneu, 1999.
10. MELLINS RB. Pulmonary physiotherapy in pediatric age group. Am Rev Respir Dis. 1974; 110(6 pt 2):137-42.
11. O’ SULLIVAN, S. B; SCHMITZ, T. J. Fisioterapia: Avaliação Clínica e Tratamento. 2 ed. São Paulo: Manole, 1993.
12. AZEREDO CAC, MACHADO MGR, QUEIROZ AN, AZEREDO L, SLUTZKY LC, BARRETO MC, NEMER S, MELO PP, BEZERRA RMS. Fisioterapia respiratória moderna. São Paulo: Editora Manole; 1993, cap. 1, p. 1-39.
13. HESS DR. The evidence for secretion clearance techiniques. Respir Care. 2001; 46(11):276-93.
14. BRADLEY JM, MORAN FM, ELBORN JS. Evidence for physicaltherapies (airway clearance and physical training) in cystic fibrosis: an overview of five Cochrane systematic reviews. Respir Med. 2006; 100(2):191-201.
15. SARMENTO GJV, SCHETTINO I, SCHOR VB. Fisioterapia respiratória no paciente crítico: rotinas clínicas. Barueri, SP: Editora Manole;  2005;17:124-7.
16. MARTINS, A. L. P. JAMAMI, M. E COSTA, D. Rev. bras. Fisioter, 2004
17. FREITAS, A. Particularidades sobre a assistência fisioterapêutica respiratória em pediatria e neonatologia: manobras de higiene brônquica. In: SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória no paciente critica: rotinas clínicas. 1. ed. São Paulo: Manole, 2005.
18. ANTUNES, L. C. O. et al. Efeitos da fisioterapia respiratória convencional versus aumento do fluxo expiratório na saturação de O2, freqüência cardíaca e freqüência respiratória, em prematuros no período pós - extubação. Revista brasileira de fisioterapia, v. 10, n. 1, p. 97 – 103, 2006.
19. PRESTO, B.; PRESTO, L. D. de N. Fisioterapia respiratória: uma nova visão. 2 ed. Rio de Janeiro: BP, 2005.
20. FELTRIM, M. I. & PARREIRA, V. F. Consenso de Lyon, 1994.

 

 

Obs:

- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de suas autoras.

- Publicado em 30/01/2012.


Artigos Relacionados:
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack